Dito e feito

Zé Colmeia cumpre promessa e ganha contrato no UFC após golpe de jiu-jitsu

Vitória sobre adversário veio com técnica treinada dias antes do embate, que convenceu Dana White sobre capacidade do lutador mineiro

Por Daniel Ottoni
Publicado em 01 de agosto de 2019 | 13:55
 
 
Golpe forçou adversário checo a bater três vezes e abandonar a luta UFC - Divulgação

O lutador de MMA Rodrigo 'Zé Colmeia', nascido em Belo Horizonte, foi muito bem para 'montar no cavalo' que passou na sua frente. Em uma chance de ouro de se apresentar para Dana White, dono do UFC, ele venceu o checo Michal Martnek na última terça-feira para se garantir na maior organização de MMA do mundo. A luta foi apenas uma das que aconteceram no reality show 'Dana White Contende', que busca novos talentos para a organização. 

Na entrevista concedida ao SuperFC nos dias que antecederam o combate, Zé Colmeia havia prometido que tiraria o adversário da zona de conforto por meio do seu jiu-jitsu, uma das suas especialidades. Dito e feito. Foi com a técnica que é uma das armas dos lutadores brasileiros que ele forçou o europeu a bater três vezes, despertando olhar de admiração de White segundos após a vitória. "Este golpe chama-se katagatame, foi muito praticado comigo e com meu técnico Mauro Celso Santiago, o He-Man. Recapitulamos este exercício faltando apenas três dias pra luta", conta, deixando claro que a técnica estava 'fresca' na sua cabeça. 

Aliviado. Agora de casa nova e atingindo novo patamar na carreira, Zé Colmeia comemora o feito e aguarda pela próxima luta, agora entre os melhores do mundo. "Isso mostra que tudo que fiz não foi à toa, não foi por acaso. Abri mão de muita coisa, de diversão, tudo para realizar meu sonho. Tive a sorte de ser escolhido, o trabalho foi bem feito. Fiquei muito feliz quando recebi mensagem das filhas do Tom me dando os parabéns", conta.

Tom é Éverton Rabelo de Andrade, seu ex-treinador, assassinado em 2012, no bairro Santa Terezinha, na região da Pampulha, em Belo Horizonte. 'Brown', como também era conhecido, foi o responsável por apresentar a Zé Colmeia ao mundo das lutas e lhe ensinar alguns dos valores que seguem com ele a cada vez que entra em um octógono.

Clique aqui para ver a reportagem de Zé Colmeia lembrando a ajuda de Tom

Confira vídeo da entrevista de Zé Colmeia após ser anunciado como novo membro do UFC