F-1

Após 9 anos, em Mônaco, Raikkonen larga em primeiro

Ferrari fez dobradinha, com Vettel em segundo; Massa é o 14º

Jejum. Quase 130 GPs foram disputados desde a última pole position do finlandês, em 2008 | Foto: BERTRAND LANGLOIS/ AFP
28/05/17 - 03h00

MÔNACO. Foi apertado, mas a volta de Kimi Raikkonen a uma pole position, quase nove anos depois, acontece neste domingo (28), às 9h, de Brasília, no GP de Mônaco. Vencedor no circuito em 2005, o finlandês comemorou o fim do jejum nesse sábado (27), mas fez questão de conter a euforia para a prova. O piloto da Ferrari não era o mais rápido de um treino classificatório desde o GP da França, em 2008.

“Obviamente é o melhor lugar para estar amanhã (este domingo, 28), mas isso não garante nada na corrida. O importante é que estou feliz com o carro, ele se comportou OK”, disse.

Para voltar a vencer no circuito de rua em Montecarlo, Raikkonen terá que segurar as investidas do companheiro de equipe, o alemão Sebastian Vettel, que sairá em segundo.

No GP da Rússia deste ano, a Ferrari também garantiu a primeira fila no grid, mas a vitória da prova ficou com o finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, que hoje é o terceiro, e deverá ser o maior adversário para a escuderia novamente. O inglês Lewis Hamilton, seu companheiro de equipe, que briga pelo título, não encontrou o acerto ideal para seu carro e sairá em 12º lugar.

A falta de sorte atrapalhou Felipe Massa a conseguir uma posição melhor do que o 14.º lugar. O brasileiro da Willians poderia ter ido para o Q3, mas deixou para dar a volta mais rápida nos instantes finais e uma bandeira amarela, causada por um acidente do belga Stoffel Vandoorne, acabou com os planos do brasileiro.

O Grid. Kimi Raikkonen (1º), Sebastian Vettel (2º), Valtteri Bottas (3º), Max Verstappen (4º), Daniel Ricciardo (5º), Carlos Sainz (6º), Sergio Perez (7º), Romain Grosjean (8º), Daniil Kvyat (9º) e Nico Hülkenberg (10º).

 

Fernando Alonso pilota neste domingo na Indy

INDIANÁPOLIS, EUA. Outra prova que compõe a Tríplice Coroa do Automobilismo também acontece neste domingo (28). A partir das 13h20, serão disputadas as 500 milhas de Indianápolis na Fórmula Indy. O espanhol Fernando Alonso, que ainda não pontuou na temporada da Fórmula 1 e dirige em um carro lento da McLaren, ganhou a chance de abrir mão do GP de Mônaco e pilotar em uma parceria da equipe britânica com a Andretti. O neozelandês Scott Dixon é pole position.

Alonso vai largar em quinto lugar, uma classificação considerada surpreendente para quem está disputado pela primeira vez na categoria. O espanhol quer a vitória nos Estados Unidos para futuramente vencer as 24 horas de Le Mans, na França, e ter a tríplice coroa.

A briga dos brasileiros, apesar de acontecer por fora, parece possível, pelo menos quando analisada a evolução dos tempos nos treinos. Largando em 19º, Hélio Castroneves tem no que se agarrar para ir bem neste domingo. No Game Day, nessa sexta-feira (26), ficou em primeiro lugar, ao fazer 28 voltas em 39seg5819. Já Tony Kanaan, que larga em sétimo, fez o ótimo tempo de 39seg6900 no Game Day.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.