BAKU

Ricciardo vence e assiste do pódio briga entre Hamilton e Vettel na F1

Australiano garantiu primeira vitória da RBR na temporada; Massa abandonou a prova por problemas

Bruno Inácio| @superfc
25/06/17 - 18h51

O Circuito de Baku não é dos mais difíceis da Fórmula 1, e nem tinha muitas expectativas. Contudo, o GP do Azeibarjão neste domingo (25) superou os prognósticos dos fãs do automobilismo. A vitória do australiano Daniel Ricciardo foi um detalhe na prova, que teve briga de líderes do campeonato, provocações e seis abandonos de prova – uma delas de Felipe Massa, que fazia a melhor corrida dele na temporada.

Fora do pódio – em quarto e quinto lugares, respectivamente – Sebastian Vettel, da Ferrari, e Lewis Hamilton, da Mercedes, se estranharam antes de uma relargada. Líder da prova, Hamilton tinha dificuldades com a temperatura dos pneus com o safety car à frente, e freou para arrancar e aquecê-los.

Em uma das frenagens, porém, Vettel acertou a traseira do inglês. Considerando que o rival tinha desacelerado de propósito, o alemão pareou o carro com Hamilton, gesticulou de forma contundente com as mãos e bateu lateralmente com o carro da Mercedes.

Pelo choque, o piloto da Ferrari foi punido com a perda de 10s. Hamilton não foi penalizado pois a FIA não considerou a frenagem proposital. Vettel não negou, mas também não admitiu que a batida foi intencional.

“No fim estamos correndo como homens, não temos um rádio entre nós mesmos, mas eu acho que se um for punido, os dois têm de ser punidos. Eu não acho que ele fez um brake test, eu tenho certeza. Não foi nada que decidiria a corrida, mas isso não se faz. Ele já fez isso algumas vezes... Eu ainda respeito ele. Não tenho nada contra. Acho só o que ele fez errado”, opinou o alemão.

“Eu não o fiz. Eu controlei o ritmo como é feito pelo líder. Ele provavelmente estava dormindo e bateu na minha traseira. Acho que ele não foi honrado hoje, para ser honesto. Se ele quer provar que é homem, acho que deveríamos fazer isso fora do carro, cara a cara”, contrapôs Hamilton.

A confusão abriu as portas para a vitória de Ricciardo, que largou em décimo, mas também teve seus méritos ao fazer uma prova segura. “Não posso acreditar nisso. Foi apenas uma corrida louca, com todos os carros de segurança e o caos. Sabíamos que o pódio era uma chance com os problemas de Hamilton e Seb. Não acreditava na vitória”, festejou.

Abandonou. O brasileiro Felipe Massa iniciou muito bem o circuito. Passou de nono para sexto na primeira volta, e ganhou posições a cada relargada. Todavia, no melhor momento, em que ia ultrapassar Vettel e assumir a ponta, o carro da Willian apresentou problemas, e ele abandou a prova. Outros cinco pilotos também desistiram do circuito antes do fim.

O próximo GP, na Áustria, está marcado para as 9h do dia 9 de julho.

Resultado da prova:

1º Ricciardo (RBR) – 2h03min55s573
2º Bottas (MER) – 3s904
3º Stroll (WIL) – 4s009
4º Vettel (FER) – 5s976
5º Hamilton (MER) – 6s188
6º Ocon (FIN) – 30s298
7º Magnussen (HAA) – 41s753
8º Sainz (STR) – 49s400

Classificação Mundial:
1º – Vettel – 153 pontos
2º – Hamilton – 139
3º – Bottas – 111
4º – Ricciardo – 92
5º – Raikkonen – 73
6º – Verstappen – 45
7º – Pérez – 44
8º – Ocon – 35
9º – Sainz – 29
10º – Felipe Massa – 20
 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.