Excursão

AMDH está no RJ para fortalecer projeto do futebol de base de Betim

Instituição criada em 2012 já colhe bons resultados nas categorias de base; volante Fernando, do Shakhtar, é o principal nome revelado pelo time

Publicado em 12 de março de 2019 | 17:01

 
 
normal

Ter revelado para o mundo da bola o volante Fernando, hoje no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, é uma das principais credenciais do A.M.D.H. (Associação Mineira de Desenvolvimento Humano). O clube, formado em 2012, em Betim, está no Rio de Janeiro nesta semana para uma excursão de cinco dias e três jogos contra os times sub-15 e sub-17 de Vasco, Fluminense e Serrano. 

No primeiro dia, o sub-15 empatou com o Fluminense e o sub-17 perdeu por 3 a 1 para o mesmo adversário. Nesta quarta-feira, o adversário será o Serrano, com o Vasco sendo encarado no dia seguinte.

“Teremos uma semana rica, na qual enfrentaremos times grandes e poderemos observar atletas do Serrano. Será algo produtivo para o clube, uma chance de mostrarmos bons atletas, que podem ser observados e até mesmo captados por grandes clubes. Serve de preparação para a nossa equipe para as futuras competições da temporada como o Mineiro, a Taça BH e a Copa do Brasil”, afirma Franz Wendel, treinador da categoria sub-17.

O técnico do sub-15, Plínio Junior, também avalia como positiva a experiência para dar rodagem para os jovens que apenas começam suas carreiras no futebol. “É uma experiência muito boa para os meninos. O Brasil é um país grande, então o futebol é diferente em cada estado, tem suas peculiaridades. Para os garotos, muito novos, que precisam ainda de rodagem, é algo interessante. Além de, claro, pensarmos na formação de nossa equipe, já que ainda estamos em início de temporada. Nosso time é competitivo e esperamos fazer bons jogos”, complementa Plínio.

Os resultados positivos são sempre visados, mas o foco principal é na formação de uma equipe que possa ganhar corpo a cada temporada, ciente de que a concorrência é forte dentro de Minas Gerais. 

“O AMDH é o projeto mais audacioso. Não é fácil montar um clube de futebol em Minas Gerais, pois a concorrência é forte. Além dos grandes clubes da primeira divisão do futebol brasileiro, temos várias equipes consolidadas no interior e região metropolitana. Mas, trabalhando forte e de forma séria, estamos conseguindo nosso espaço. Desde 2012, temos as equipes sub-15 e sub-17 sempre disputando o campeonato estadual e fazendo grandes campanhas, inclusive, com bons resultados frente a Atlético, Cruzeiro e América. Isso tudo é motivo de muito orgulho para nós e, claro, dá uma motivação a mais para seguir trabalhando e surpreendendo a cada dia”, conta o coordenador do projeto, Evandro Marçal.

Entre os resultados expressivos do clube, estão o vice-campeonato mineiro sub-17 em 2013 e 2018 e o título de campeão mineiro do interior sub-17 em quatro oportunidades e em 2017 na categoria sub-15.