Vai começar!

Brasileirão feminino: onde assistir, times favoritos e tudo sobre a competição

A Série A1 do Brasileiro começa neste fim de semana. O Cruzeiro é o único representante de Minas Gerais no campeonato

Giovanna Pires| @giovannapiresm
17/04/21 - 10h30

A 9ª edição do Brasileirão feminino começa neste fim de semana com 16 times na briga pela taça. O Corinthians, atual campeão do Brasileiro, é o favorito ao título, mas outras equipes podem complicar. Em Minas, o Cruzeiro é o único representante na Série A-1. Atlético e América disputam a segunda divisão, que começa em maio. 

São Paulo e Grêmio, Santos e Internacional, e Corinthians e Napoli, fazem as partidas que abrem a primeira rodada do campeonato, neste sábado (17), às 20h. A estreia do Cruzeiro é neste domingo (18), às 17h, no Sesc Venda Nova, contra o Real Brasilia, time que subiu para a elite na última edição. As partidas terão transmissão da CBF TV.

A equipe celeste foi vice-campeã mineira em 2020, perdendo para o Atlético na final. Retomado em 2019 por causa da obrigatoriedade da CBF, o time feminino do Cruzeiro conseguiu subir para a elite no primeiro ano disputando a Série A2. Depois de alguns meses de preparação, as atletas estão ansiosas para o início do campeonato.

“Graças a Deus é semana de estreia. Nós estávamos um pouco ansiosas, porque antes a data do primeiro jogo tinha sido adiada. Agora vamos jogar mesmo. Tivemos um bom período de preparação, e quando vai chegando mais próximo o frio na barriga vai aumentando, com a vontade de entrarmos logo em campo e jogar. Estamos com foco total na preparação e vamos firmes”, disse a lateral-direita Janaína, 

Na primeira fase do Brasileiro, todas equipes se enfrentam em turno único, no modo pontos corridos. As oito melhores colocadas se classificam para as quartas de final, disputadas em jogos de ida e volta até a final. A decisão está marcada para o dia 26 de setembro. Entre os dias 26 de junho e 14 de agosto a competição será pausada para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que foram adiados para 2021.

 

Onde assistir

Pela primeira vez na história, a competição terá transmissão na TV aberta e fechada e na internet. A Band, assim como no ano passado, transmite as principais partidas do campeonato. A TV Globo adquiriu os direitos de transmissão desta edição e terá jogos no SporTV. A CBF, por meio da plataforma MyCujoo vai transmitir todos os jogos e o canal no YouTube, Desimpedidos, também vai exibir algumas partidas. 

 

Favoritos

Corinthians

Atual campeã do Brasileiro, a equipe é líder do Ranking Nacional de Clubes de Futebol Feminino da CBF e também conquistou o Brasileirão em 2018. Como um dos clubes que mais investem no futebol de mulheres, a recompensa veio e o Corinthians é o time a ser batido. Uma das novidades no Timão é a atacante Miriã, que deixou o Cruzeiro para vestir a camisa do time paulista.

"Minas ainda está em processo de evolução. O Cruzeiro está há dois anos investindo, mas aqui, principalmente o Corinthians, o investimento já acontece há mais tempo. Lá ainda está em processo, aqui já é mais avançado. Treinar com essa equipe é muito bom, as meninas ajudam muito com a minha evolução, estou muito feliz de estar com jogadoras de Seleção" , disse Miriã.

Além da estreante, o Corinthians conta com jogadoras experientes como a zagueira Érika, a lateral-esquerda Tamires, as meias Andressinha e Gabi Zanotti e a atacante Crivelari. Com um elenco muito forte, o Timão é gramde candidato ao título.

 

Ferroviária

Campeã da última edição da Libertadores, decidida em março de 2021, a Ferroviária tem, hoje, uma das camisas mais pesadas do futebol feminino brasileiro. A Ferrinha tem tradição com dois títulos do Brasileiro Série A1 (2014 e 2019). Para seguir a potência de anos anteriores, a Ferroviária contratou 12 jogadoras para 2020, além da técnica Lindsay Camila, que se tornou a primeira técnica a conquistar uma Libertadores. 

Um dos reforços para a temporada é a meia Suzane, que estava no Marítimo-POR. “Estou aqui para representar este grande clube. As expectativas são as melhores possíveis. Estou muito feliz por esta oportunidade. Não vai faltar garra e vou lutar para conquistar muitos títulos com esta camisa”, afirmou a meia.

 

Avaí Kindermann 

A equipe de Santa Catarina foi vice-campeã brasileira na última temporada e também é um dos principais times femininos do Brasil. No elenco, várias jogadoras experientes como a goleira Bárbara, titular da Seleção brasileira. O experiente Jorge Barcellos é o técnico da equipe e comentou as contratações do clube para a temporada.

“As atletas que chegaram estão trabalhando muito para chegar ao mesmo nível de entrosamento que o restante da equipe já tem dos outros anos. As novas atletas que chegaram tem cada uma a sua característica individual, e estamos trabalhando para tirar o melhor de cada uma, aproveitando as potencialidades individuais”, disse o treinador.

 

PRIMEIRA RODADA

Sábado, 17

São Paulo x Grêmio, 15h

Corinthians x Napoli, 19h

Internacional x Santos, 20h

Domingo, 18

Botafogo x Bahia, 15h

São José x Avaí Kindermann, 15h

Flamengo x Minas Brasília, 15h

Cruzeiro x Real Brasília, 17h

Palmeiras x Ferroviária, 20h

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.