Nova regra

Campeão da Copa do Brasil pode ficar fora da Libertadores 2020; entenda

Entidade anunciou nesta terça-feira alterações para a disputa das competições sul-americanas

Conmebol tenta combater o racismo | Foto: CONMEBOL/REPRODUÇÃO
Da Redação| @superfcoficial
21/05/19 - 12h22

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou nesta terça-feira (21) as novas Condições de Elegibilidade de Clubes para disputa da Libertadores 2020 e Copa Sul-Americana 2020.

Em uma das mudanças, no item d, não será mais permitido que um time que tenha sido rebaixado de divisão em 2019 dispute a Libertadores ou a Sul-Americana em 2020.

Em relação ao futebol brasileiro, se o campeão da Copa do Brasil deste ano for rebaixado no Brasileirão, ele não poderá disputar a Libertadores na próxima temporada.

Se a nova regra estivesse valendo há mais anos, o Palmeiras, por exemplo, teria sido cortado da Libertadores 2013, uma vez que ganhou a Copa do Brasil 2012, mas foi rebaixado no Brasileirão no mesmo ano.

Confira as novas regras da Conmebol:

a) Ter se classificado para a competição por mérito esportivo

b) Não estão cumprindo uma sanção ou suspensão que a critério da Conmebol o impossibilite de participar da Libertadores ou da Sul-Americana

c) Ter obtido a Licença de Clubes da Conmebol expedida por sua associação membro

d) Estar disputando o torneio nacional de sua associação membro na divisão principal da competição em 2020 (ou seja, não ter sido rebaixado no torneio nacional)

e) Emitir em tempo hábil a Carta de Conformidade e Compromisso

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.