Conselho técnico

Clubes do Campeonato Mineiro de 2021 se reúnem dia 14; fórmula será a mesma

Competição, que tem a participação de 12 equipes, começa no dia 28 de fevereiro, quatro dias depois do fim do Campeonato Brasileiro 2020

O Campeonato Mineiro de 2021 começou no dia 27 de fevereiro | Foto: FMF/Divulgação
Thiago Nogueira| @thiagonoggueira
02/12/20 - 17h44

A Federação Mineira de Futebol (FMF) marcou para o próximo dia 14 de dezembro, às 14h, o conselho técnico que vai discutir os detalhes do Campeonato Mineiro de 2021.

A reunião virtual, com a participação dos 12 times classificados: América, Atlético, Boa Esporte, Caldense, CAP Patrocinense, Coimbra, Cruzeiro, Tombense, Uberlândia e URT, que disputaram a edição deste ano, além de Pouso Alegre e Athletic, respectivamente, campeão e vice do Módulo II.

Os Estaduais começam em todo o país no dia 28 de fevereiro. Por causa da pandemia do novo coronavírus, os jogadores não terão férias e os calendários de 2020 e 2021 ficarão emendados. Por causa disso, o Mineiro vai começar apenas quatro dias depois do fim do Brasileirão deste ano.

Conforme estabelece o Estatuto do Torcedor, o formato do Campeonato Mineiro de 2021 precisa ser mantido por dois anos consecutivos. Como em 2020 decidiu-se pelo fim da fase quartas de final, com os quatro primeiros colocados da fase inicial se classificando para as semifinais, a fórmula vai se repetir.

Também por respeito à legislação, a tabela da competição regional deve sair até 28 de dezembro, dois meses antes do início do torneio. Ainda por conta da Covid-19, não há uma definição de quando o público será retomado nos estádios.

Direitos de transmissão

A edição 2021 do Campeonato Mineiro será a última do atual contrato dos clubes com a TV Globo, dona dos direitos de transmissão. Nos próximos meses, devem acontecer rodadas de negociações para saber se um novo acordo será ou não assinado.

Por causa da crise do coronavírus, a emissora cancelou contratos de transmissão em vigor, como o da Copa Libertadores. O Grupo Globo também já deu indicativos do desinteresse em apoiar os torneios regionais, da forma como são realizados atualmente. A exceção é o Campeonato Paulista, que é mais valorizado.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.