A situação de Ronaldo Fenômeno antes da Copa do Mundo de 2002, realizada no Japão e na Coreia do Sul, era preocupante. Todo o mundo acompanhou o drama das contusões do então jogador da Internazionale, o que colocava em dúvida seu aproveitamento no Mundial da Ásia. E, em um programa de TV da época, o jogador foi praticamente 'convocado'

Antes da Copa do Mundo, o jornalista Milton Neves comandava o programa Terceiro Tempo, na Record, e a conversa era que Ronaldo estaria inutilizado para o futebol depois de tantas contusões. Mas um dos convidados, o médico e também comentarista Osmar de Oliveira, estava participando da atração e deu uma opinião bem diferente.

Segundo Osmar, Ronaldo não estava inutilizado e voltaria, sim, a jogar o futebol. Segundo Milton, Osmar estava voltando de um congresso em Cingapura e conversou com os médicos que tinham operado Ronaldo na época da Internazionale.

O apresentou lembrou que, no intervalo do programa, Luiz Felipe Scolari ligou para o Osmar de Oliveira, perguntando ao médico se ele realmente poderia convocar o Ronaldo. "Osmar falou que apostaria que Ronaldo jogaria e que colocaria o diploma dele nesta aposta", disse Milton.