Disputa política

Mkhitaryan não jogará final da Liga Europa, no Azerbaijão, por ser armênio

Clube inglês alega falta de segurança para o atacante atuar contra o Chelsea no Azerbaijão, que em conflito territorial com a Armênia

Mkhitaryan é o jogador do Arsenal que tem mais tempo em campo pela Liga Europa | Foto: OLLY GREENWOOD / AFP
Da Redação| @superfcoficial
21/05/19 - 10h47

Em comunicado divulgado nesta terça-feira, o Arsenal informou que o atacante Henrikh Mkhitaryan não jogará a final da Liga Europa, no próximo dia 29, contra o Chelsea, em Baku, capital do Azerbaijão.  

O motivo, segundo o clube inglês, se deve ao fato de Mkhitaryan ser da Armênia, país que possui disputa territorial com o Azerbaijão pela  região de Nagorno-Karabakh, ao longo das montanhas do Pequeno Cáucaso. Não existe relação diplomática entre os dois paíseis.

"Nós exploramos completamente todas as opções para Micki fazer parte do elenco, mas depois de discutir isso com Micki e sua família, nós concordamos coletivamente que ele não estará em nosso grupo de viagem", diz um trecho da nota divulgada pelo Arsenal.

O Arsenal chegou a exigir, junto à Uefa, garantia de segurança para o jogador atuar na final da Liga Europa. Segundo a ESPN Brasil, o clube inglês teme que o atleta sequer receba o visto para entrar no Azerbaijão.

Mkhitaryan atualmente é reserva no Chelsea, mas tem sido bastante aproveitado pelo técnico Unai Emery durantes os jogos. Na atual Liga Europa, o atacante participou de 11 dos 14 duelos, sendo o jogador do Arsenal com maior número de minutos na competição.

Confira o comunicado do Arsenal ma íntegra:

"Nós exploramos completamente todas as opções para Micki fazer parte do elenco, mas depois de discutir isso com Micki e sua família, nós concordamos coletivamente que ele não estará em nosso grupo de viagem.

Escrevemos para a Uefa expressando nossas profundas preocupações sobre essa situação. Micki tem sido um jogador chave na nossa corrida até a final, então isso é uma grande perda para nós do ponto de vista da equipe.

Também estamos muito tristes por um jogador ter perdido uma grande final europeia em circunstâncias como esta, pois é algo que surge muito raramente na carreira de um futebolista.

Micki continuará a fazer parte dos nossos preparativos até partirmos para Baku no final de semana."

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.