Fica a dica

Presidente da FIVB sugere pedido de VAR por parte dos clubes de futebol

Técnicos e jogadores saberem que podem recorrer à tecnologia é muito bom. Isso faz com que eles participem do processo e se sintam mais seguros, afirmou Ary Graça

Por Daniel Ottoni
Publicado em 10 de julho de 2019 | 11:58
 
 
Uarlen Valério/ O Tempo

A utilização do VAR no futebol aparece de forma mais recente se comparada com outras modalidades, como vôlei, tênis e basquete. Em entrevista recente, publicada no site da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), o presidente da entidade, o brasileiro Ary Graça, comentou sobre as diferença do uso da ferramenta nas quadras e campos.

Para ele, permitir que os times possam pedir a revisão de lances pode ser bastante útil. "No futebol, a tecnologia é usada para lances de interpretação. Além disso, não há a possibilidade da própria equipe pedir a participação do VAR, o que na minha opinião faz uma grande diferença. É muito importante dar às equipes a chance de verificar o que consideram um erro. Técnicos e jogadores saberem que podem recorrer à tecnologia no momento em que se sentem prejudicados é muito bom. Isso faz com que eles participem do processo e se sintam mais seguros", comenta o presidente.

Nos jogos de vôlei, cada time pode pedir revisão de dois lances por set. Se a decisão da equipe for bem tomada, os dois pedidos seguem valendo. No futebol, a decisão do VAR acontece somente por indicação do árbitro auxiliar responsável pelo aparelho.