38ª

Saiba o que está em jogo na última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Todas as partidas serão nesta quinta-feira (9) às 21h30 (de Brasília)

Galo foi campeão com duas rodadas de antecedência | Foto: Lucas Figueiredo / CBF
Gabriel Moraes| @gabrieumoraes
09/12/21 - 05h00

Enfim, chegou o dia que fecha o Brasileirão Série A de 2021. As 10 partidas da 38ª rodada serão nesta quinta-feira (9), às 21h30 (de Brasília), e há muito em jogo, desde briga contra o rebaixamento a classificação em competição continental. Por outro lado, há times que já estão com a vida definida, mas que podem interferir em outros.

Os jogos são:

Fortaleza x Bahia
Atlético-GO x Flamengo
Palmeiras x Ceará
Fluminense x Chapecoense
América x São Paulo
Bragantino x Internacional
Sport x Athletico
Juventude x Corinthians
Grêmio x Atlético
Santos x Cuiabá

CLASSIFICAÇÃO

1º: Atlético - 84
2º: Flamengo - 71
3º: Palmeiras - 63
4º: Corinthians - 57
5º: Fortaleza - 55
6º: Bragantino - 53
7º: Fluminense - 51
8º: América - 50
9º: Atlético-GO - 50
10º: Ceará - 50
11º: Santos - 49
12º: Internacional - 48
13º: São Paulo - 48
14º: Athletico - 46
15º: Cuiabá - 46
16º: Bahia - 43
17º: Juventude - 43
18º: Grêmio - 40
19º: Sport - 37
20º: Chapecoense - 15

Galo (campeão), Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Fortaleza e Athletico (campeão da Sul-Americana) já está garantidos na Copa Libertadores. Outros oito times ainda brigam pelas três vagas restantes (uma na fase de grupos e duas na Pré-Libertadores). Bragantino, Fluminense, América, Atlético-GO, Ceará, Santos, Internacional e São Paulo são os candidatos.

O Bragantino só precisa de uma vitória contra o Inter para garantir a vaga direta. Caso ele perca, pode ser ultrapassado pelo Fluminense, que precisa vencer a Chapecoense, já rebaixada em último lugar.

América e Atlético-GO também podem ficar com essa vaga – o Coelho precisaria vencer com grande saldo de gols e o tricolor carioca perder ou empatar. Já o Dragão tem chance ainda mais remota, precisando vencer também com grande saldo de gols (maior que o do América) e torcer contra Fluminense e América.

Na briga pela Pré-Libertadores, o Ceará precisa ganhar do Palmeiras, que deve jogar com time reserva, e torcer por pelo menos dois tropeços entre Fluminense, América e Atlético-GO. Peixe, colorado e tricolor paulista precisam vencer e torcerem por uma série de combinações de resultados.

Cuiabá, Bahia e Juventude ainda brigam pela 15ª colocação, que dá vaga à Copa Sul-Americana, já que o Furacão, 14º, já estará na Liberta.

Na parte de baixo da classificação, Chapecoense e Sport já estão rebaixados. Ainda restam duas vagas: Cuiabá, Bahia, Juventude e Grêmio podem ficar com ela.

O time do Mato Grosso precisa apenas de um empate com o Santos para fugir. O Bahia precisa ter um resultado melhor ou igual ao do Juventude. Se perder, o Grêmio não pode vencer o Galo.

A situação do clube de Caxias do Sul é um pouco mais complicada, já que tem uma vitória a menos que o Bahia: além de precisar vencer, torce por derrota ou empate do Bahia ou derrota do Cuiabá. Caso empate, o Bahia precisa perder. Em derrota, é rebaixado.

Já o tricolor gaúcho tem probabilidade ainda pior: além de ganhar, necessita que Bahia e Juventude percam para Fortaleza e Corinthians, respectivamente.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.