Futebol americano

Galo FA vence Vasco, é bicampeão da Conferência Sudeste e vai à semi da BFA

Time alvinegro, o único invicto do país, vai enfrentar o João Pessoa Espectros, no dia 1º de dezembro; jogo define um dos presentes no Brasil Bowl X

Por Josias Pereira
Publicado em 16 de novembro de 2019 | 19:41
 
 
Jogadores alvinegros soltam o grito de campeão da Conferência Sudeste Erika Morão / Galo FA

No duelo dos invictos, só o Galo FA permaneceu sem ser batido. A equipe alvinegra superou o Vasco Almirantes por 27 a 0, em jogo disputado neste sábado, no Sesc Venda Nova, e conquistou mais um título da Conferência Sudeste. O retrospecto do time alvinegro segue avassalador na BFA, o campeonato brasileiro da modalidade, ampliando o recorde de vitórias para sete, sendo seis na fase regular. O único time invicto do país e com um recorde de 43 triunfos seguidos, a maior sequência da modalidade no planeta. 

O resultado garantiu o Galo FA na semifinal nacional contra um velho conhecido: o João Pessoa Espectros, no dia 1º de dezembro. A partida acontece na casa dos paraíbanos, um cenário que os alvinegros já enfrentaram, pois foi exatamente em João Pessoa, no ano passado, que o Galo se sagrou campeão nacional em um jogo eletrizante. 

O jogo 

A partida foi bastante estudada e também atrapalhada pela chuva, que deu o ar da graça no início do confronto. Mas, diante de todo o cenário complicado, a defesa do Galo mostrou sua força, anulando o ataque vascaíno, principalmente o jogo corrido do ótimo running back Rodrigo Pacquiao. Pelo chão, os Almirantes tinham acumulado 153 jardas na temporada regular, enquanto o Galo havia apresentado deficiência justamente nesse fundamento. Vencer essa batalha foi crucial para a conquista. 

No aspecto ofensivo, o destaque atleticano foi o running back norte-americano Parris Lee, com dois touchdowns. Potrásio, com dois Fields Goals, um de 43 jardas e outro de 40, também deixou a sua marca para o Galo FA. O kicker se redimiu após um erro no primeiro tempo.  

Na base do desespero, o Vasco Almiranres buscou diminuir a vantagem do Galo FA. Só que em uma das jogadas cruciais do último quarto, o quarterback Daniel Gazelle acabou interceptado. Na campanha seguinte, os mineiros ampliaram a liderança com uma corrida de espetacular de 68 jardas de Rafael Fadini, quebrando dois tackles e ganhando a redzone para a felicidade da torcida alvinegra no Sesc Venda Nova.