A torcida do Atlético, que recebe o Flamengo no Mineirão, em Belo Horizonte, neste domingo (19), usou de expressões homofóbicas no estádio, durante a entrada dos jogadores flamenguistas em campo.

O jogo é válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Passível de denúncia

Em caso de denúncia oficial, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pode punir o clube mineiro com multa, por exemplo, como já ocorreu com outras agremiações.

Em agosto de 2019, a Corte determinou que os clubes poderão ser punidos com perda de pontos e/ou multa em casos de gritos homofóbicos entoados nos estádios. Os próprios árbitros e assistentes são orietados a relatar quando isso acontece.

Punição prevista

O time pode ser enquadrado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – "praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência", assim como o clube gaúcho.

A pena prevista é suspensão pelo prazo de 120 a 360 dias aos infratores, além de pagamento multa, de R$ 100 a R$ 100 mil. Se condenados, os clubes ainda podem perder pontos.