O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou nesta sexta-feira (10) o programa esportivo Conexão Santiago, que visa oferecer suporte especial para dezenas de jovens atletas que já estão classificados para os Jogos Pan-americanos Santiago 2023, em 17 modalidades diferentes. Nomes como Stephanie Balduccini (Natação); Erik Felipe (Atletismo); Giulia Takahashi (Tênis de Mesa); Gabriel Falcão (Judô), Miguel Hidalgo (Triatlo) e Sandy Macedo (Taekwondo) estão entre os contemplados no programa.
O objetivo do Conexão Santiago é ajudar a potencializar os resultados dos jovens atletas na preparação para os Jogos Pan-americanos de Santiago 2023, proporcionando suporte adequado durante os treinos e, fortalecendo, desde já, as perspectivas de qualificação para os Jogos Olímpicos Paris 2024.
“O COB tem total atenção com os diversos aspectos que compõem o sistema de desenvolvimento esportivo, com perspectivas a médio e longo prazos. Garantir o padrão de excelência e as melhores condições aos nossos jovens atletas são fatores fundamentais para que o Brasil siga aprimorando suas delegações nas principais competições do calendário internacional”, afirmou Paulo Wanderley, presidente do COB.
Segundo o COB, os atletas selecionados receberão suporte de uma equipe interdisciplinar, além de passar por avaliações no Laboratório Olímpico e contar com toda a estrutura do Centro de Treinamento. Também estão previstos estágios para treinos e competições no Brasil e no exterior, jundamente de atividades para o desenvolvimento global desses jovens, com o intuito de prepará-los para a melhor gestão de suas carreiras, por exemplo.
“O atleta enfrenta muitos desafios ao longo da carreira esportiva, e um deles é o processo de transição da classe júnior para a classe adulta que é caracterizado por muitas mudanças em sua vida, dentro e fora do contexto esportivo. Com esse programa o COB propõe olhar com atenção para essa fase, proporcionando o suporte necessário para que atletas jovens, os quais se destacaram nas categorias de base, atinjam o seu máximo potencial também na categoria principal. Acreditamos que com planejamento específico, focado nas necessidades individuais, é possível alcançar grandes resultados”, comentou o diretor de Desenvolvimento Esportivo do COB, Kenji Saito.