Fora de casa

Itambé Minas e Praia Clube vencem na estreia da Superliga feminina

Dupla aproveitou confronto diante de times de menor investimento, que acabaram de subir para a elite do vôlei nacional

Por Daniel Ottoni
Publicado em 12 de novembro de 2019 | 22:30
 
 
Minas teve bem mais trabalho nas duas últimas parciais Divulgação - Flamengo

Itambé Minas e Dentil Praia Clube aproveitaram o fato de fazerem sua estreia na Superliga feminina contra times de menor investimento, que acabaram de subir para a elite do vôlei nacional. Mesmo jogando fora de casa, nesta terça-feira, o saldo da dupla foi de duas vitórias. No Rio de Janeiro, o Minas passou pelo Flamengo por 3 a 0 (25/22, 25/21 e 32/30). No interior paulista, o Praia passou pelo Valinhos (SP) por 3 a 0 (25/16, 25/21 e 25/15). Praia e Minas estão entre as favoritas para o título nacional depois de terem feito a final da última edição.

Para este ano, as equipes mantiveram o alto investimento para seguir brigando pelas primeiras posições. Na próxima rodada, o Praia recebe o São Cristóvão Saúde São Caetano (SP), enquanto o Minas visita o Valinhos. 

Enquanto o jogo do Praia foi mais tranquilo, com as uberlandenses sobressaindo durante praticamente todo o confronto, o duelo do Minas teve mais equilíbrio. A partida no Rio de Janeiro teve o time de BH alternando bons e maus momentos nas duas últimas parciais, que foram vencidas pelas visitantes com boas viradas. 

Destaque para a experiente oposta Sheilla, que entrou muito bem para não mais sair e virar uma das bolas de segurança. A ponta norte-americana Deja também esteve bem com 14 pontos, saindo de quadra com o troféu Viva Vôlei. "Queria muito jogar bem. Fiz um jogo forte e fiquei feliz com minha atuação", contou ao final do duelo. Pelo lado rubro-negro, a italiana Papa também saiu do banco para ter grande atuação, mesmo sem evitar a derrota. 

Sufoco pra fechar

No primeiro set, o Minas contou com boa distribuição de Macris para abrir boas vantagens como no 13 a 9 e 15 a 10. A ponta norte-americana Deja McClendon foi o grande nome da parcial com oito pontos. Dando 10 pontos de graça para as mineiras, o Flamengo tentou a reação na reta final, mas já era tarde.

No segundo set, o bloqueio do Minas compensou a dificuldade no passe e ataque. O Flamengo melhorou seu rendimento e foi premiado com boa diferença no placar como no 16 a 11 e 19 a 14. Foi com o retorno da boa presença do 'paredão' e a entrada de Sheilla que o Minas conseguiu empatar e virar em momento crucial para abrir 2 a 0.

Com as presença de Sheilla e Lana em quadra, o Minas foi para o terceiro set para buscar triunfo em sets diretos. O panorama da parcial anterior se repetiu, com o Flamengo começando melhor, abrindo diferença confortável como no 13 a 8 e 16 a 9 antes de deixar o Minas encostar. Quando chegou, a equipe de BH foi pra cima para um final cheio de emoção. Com erros de arbitragem nos últimos minutos, que evidenciaram a falta que o desafio faz, o jogo por muito pouco não foi para o quarto set. 

Escalações:

Flamengo: Mayer, Malu, Roberta, Fê Isis, Nathália, Carla e Gabi Dutra. Entraram: Jéssica, Bia, Papa. Técnico: Alexandre Ferrante

Minas: Macris, Bruna Honório, Thaisa, Carol Gattaz, Deja, Kasiely e Léia. Entraram: Sheilla, Lana, Vivian, Bruninha. Técnico: Nicola Negro