Fora de casa

Itambé-Minas se impõe sobre Curitiba para ficar a uma vitória das semis

Equipe de BH teve mais facilidade somente na primeira parcial, sendo exigido por adversário que deu trabalho nos sets seguintes

Minas foi preciso nas ações para começar play-offs com triunfo longe de seus domínios | Foto: Orlando Bento
Daniel Ottoni| @supernoticiafm
18/03/19 - 20h45

Depois de vencer o Curitiba-PR na última rodada da fase de classificação da Superliga feminina, o Minas foi inteligente na escolha do mando de quadra da primeira partida das quartas de final contra o mesmo adversário. Aproveitando a presença na capital paranaense, o mais prudente foi seguir no Sul do país para um duelo em um novo campeonato, nesta segunda-feira. 

A presença em um momento diferente do torneio não mudou o ímpeto da equipe do técnico Stefano Lavarini, que voltou a jogar bem e vencer para sair na frente da série melhor de três. Por 3 a 0 (25/18, 32/30 e 25/19), as mineiras confirmaram seu favoritismo para ficar a apenas um triunfo das semifinais. A ponta Natália foi o destaque da partida e saiu de quadra com o troféu Viva Vôlei. O segundo jogo acontece na quinta-feira em Belo Horizonte. Quem se classificar, encara o vencedor do duelo entre Hinode-Barueri-SP e Osasco Audax-SP, que começam a se enfrentar nesta terça-feira. 

O Curitiba, na tentativa de surpreender, mudou sua escalação inicial, mas de pouco adiantou a alternativa diante de um Minas afiado nos ataques e contra-ataques. O time da casa foi guerreiro em muitos momentos, apresentando bom volume de jogo e jogando a bola pra cima em muitas jogadas, exigindo paciência das mineiras. 

Aproveitando a força da torcida, que fez bem seu papel nas arquibancadas, o Curitiba conseguiu incomodar, mas acabou parando na eficiência do Minas. O poderio do atual campeão sul-americano ficou nítido na maior parte do jogo, frustrando as pretensões paranaenses de abrir as quartas-de-final com uma zebra. Conseguindo tirar o passe da mão das locais, o Minas usou e abusou dos contra-ataques para abrir importantes vantagens. As maiores diferenças apareceram no primeiro set. 

Depois de sair atrás, o Curitiba diminuiu os erros para exigir que o Minas fosse preciso nas suas ações. A melhor oportunidade para as paranaenses apareceu no segundo set, decidido após os 30 pontos. Mostrando frieza, o Minas conseguiu sair de situação de pressão para fazer 2 a 0 e jogar um balde de água fria nas adversárias. 

A parcial anterior deu motivação para o Curitiba seguir dando trabalho. A diferença no placar foi pequena até a reta final. Com boa presença do bloqueio, o Minas foi premiado por uma atuação mais consistente diante de um adversário que deixou claro que pode surpreender se o trabalho não for bem feito. 

Escalações:

Curitiba: Ana Cristina, Sabrina, Lazcano, Mari Aquino, Paquiardi, Priscila, Ju Paes. Entraram: Mariana Galon, Talia. Técnico: Clésio Prado

Minas: Macris, Bruna Honória, Mara, Gattaz, Gabi, Natália, Leia. Entraram: Bruninha, Georgia, Malu. Técnico: Stefano Lavarini

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.