Mundial masculino de vôlei

Lube confirma favoritismo, bate Al-Rayyan e encara o Sada na final

Equipe italiana venceu o time do Catar por 3 sets a 0

Por Felippe Drummond Neto
Publicado em 07 de dezembro de 2019 | 19:10
 
 
Lube vence o Al-Rayyan e está na final com o Sada Cristiane Mattos/O Tempo


Sem nenhuma surpresa, o  Lube Civitanova, da Itália, será o adversário do Sada Cruzeiro na final do Campeonato Mundial de vôlei masculino, que será disputada neste domingo (8), às 12h30, no ginásio Divino Braga, em Betim. 

Para chegar até a decisão, a equipe italiana passou por cima do Al-Rayyan, do Catar, na semifinal, por 3 sets a 0, parciais de 25/15, 25/17 e 25/22, em partida disputada no fim da tarde deste sábado (7), também no ginásio de Betim. 

Destaque para os estrangeiros do time italiano, a começar pelo trio de jogadores nascidos em Cuba, Leal, Simon e Juantorena, que aproveitaram a partida contra um adversário mais fácil para marcar bastante pontos. Juntos, eles somaram quase 80% dos pontos do Lubeem todo o jogo. Além dos três, o levantador brasileiro Bruninho foi o responsável por distribuir a bola para os companheiros alcançarem tais marcas.

O jogo

Como já era esperado, a partida começou com o Lube Civitanova simplesmente atropelando o Al-Rayyan. Considerado o grande favorito para ficar com o título mundial, a equipe liderada pelo levantador brasileiro Bruninho rapidamente abriu vantagem no placar, chegando ao primeiro tempo técnico vencendo por 8 a 4. Depois, ‘dobrou’ a vantagem até a segunda parada obrigatória, quando vencia por 16 a 8. Muito superior aos adversários, os italianos mantiveram o ritmo para fechar a parcial em fáceis 25 a 15, em um erro de ataque do brasileiro Marcus Vinicius. 

Sem nada a perder, o Al-Rayyan voltou para o segundo set um pouco mais leve. E talvez esse tenha sido o segredo para o time catari finalmente conseguir equilibrar um pouco a disputa. Não à toa, o placar marcava uma vantagem de apenas dois pontos para o Lube, no momento do primeiro tempo técnico: 8 a 6. 

Mesmo sem conseguir impor seu jogo, os italianos aceitaram o equilíbrio e passaram a apenas alternar a posse de bola cientes que estavam à frente do placar. Assim chegaram na segunda parada obrigatória vencendo por 16 a 13. Dali para a frente, o Al-Rayyan não conseguiu mais suportar o volume da partida e acabou sendo novamente castigado até o fim da parcial que terminou 25 a 17 para o Lube, após erro de saque catari. 

No terceiro e derradeiro set, o Lube voltou relaxado com a vantagem conquistada e viu o Al-Rayyan pular na frente do placar e chegar ao primeiro tempo técnico vencendo por 8 a 5. Mas rapidamente o time italiano retomou o controle da partida e pulou na frente do placar, 10 a 9, só que o time catari voltou a se recuperar e chegou novamente a frente na segunda parada obrigatória: 16 a 15.

Com o Lube concentrado, o equilíbrio da parcial seguiu até o fim, quando em um erro de ataque do Al-Rayyan, os italianos fecharam o set em 25 a 22, e a partida em 3 sets a 0.