Bom resultado

Marcelo Mendez faz seleção da Argentina ir longe na Copa do Mundo

Equipe terminou o torneio em quinto, colocando trio de jovens entre os melhores de toda a competição; resultado foi o melhor do país na história do evento

Marcelo Mendez terminou temporada de 2019 com objetivos cumpridos à frente do seu país | Foto: FIVB - Divulgação
Daniel Ottoni| @superfcoficial
16/10/19 - 11h09

A melhor campanha da Argentina na Copa do Mundo de vôlei masculina teve o 'dedo' do técnico Marcelo Mendez. O comandante do Sada Cruzeiro conseguiu, rapidamente, implementar sua filosofia de trabalho, que parece ter sido bem assimilada pelos jogadores em poucos meses. O saldo positivo vai além do quinto lugar no torneio em solo japonês.

Alguns desafios foram encarados de frente e cumpridos com louvor, como a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru e a classificação para Olimpíada de Tóquio por meio do Pré-Olímpico. Na Liga das Nações, foram oito vitórias em 15 partidas, um desempenho que não se via desde 2015.

Diante de algumas das principais potências do planeta, a Argentina mostrou estar em um novo patamar, se aproximando cada vez mais dos adversários mais tradicionais como Brasil, Polônia e EUA, que terminaram a Copa do Mundo nas três primeiras posições. Em 11 jogos, foram seis vitórias e cinco derrotas. Triunfos marcantes aconteceram sobre EUA, logo na estreia, por 3 a 2 e Rússia (3 a 1). 

O detalhe é que a Argentina esteve no Japão com alguns desfalques importantes, caso do ponta Facundo Conte e do levantador De Cecco. Os jovens que tiveram chance aproveitaram muito bem a oportunidade para mostrar condição de seguir serem chamados. Apenas dois atletas já tinham participado da Copa do Mundo anteriormente. 

“Estou satisfeito com o desempenho e com a evolução do elenco. Viemos com um grupo mais novo e os jogadores demostraram estar à altura das circunstâncias. Tirando as seleções da Rússia e da Itália, as outras vieram com seus principais atletas. Além de encerrarmos o torneio com um saldo positivo, conseguimos fortalecer a mentalidade vencedora e os jogadores adquiriram experiência internacional”, destaca Mendez. 

O levantador Sanchez, o central Loser e o líbero Danani terminaram o torneio como destaques nas suas posições. O meio-de-rede foi o melhor atacante de todo o torneio, o armador o mais eficiente entre todos da sua posição e o defensor o com melhor estatistica na recepção. “Não é uma surpresa que estes três atletas tenham sido destaques, é uma satisfação. São novos, porém com uma vontade de ganhar muito grande, sempre procuram crescer. Eles não aceitam a derrota”, comenta o treinador. 

 

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Leia também: