Vôlei

Minas e Praia Clube vencem no Sul-Americano antes de 'final mineira'

Times mineiros vão se enfrentar nesta sexta (21), e vencedor leva a competição

Minas e Praia Clube vencem no Sul-Americano antes de 'final mineira' | Foto: Raphael Oliveira
Isabelly Morais| @otempo
20/02/20 - 23h43

Mesmo de pontos corridos, o Sul-Americano vai ter uma 'final mineira'. O Itambé Minas venceu o San Lorenzo (ARG) por 3 a 0 na noite desta quinta (20) para seguir na liderança da competição continental, enquanto o Dentil Praia Clube bateu o Boca Juniors (ARG) por 3 a 2 e está na segunda colocação. Nesta sexta (21), as equipes mineiras vão se enfrentar no Sabiazinho, em Uberlândia, palco do torneio, e quem vencer vai conquistar o título.

O duelo mineiro será às 20h. Com três vitórias por sets diretos, o Minas tem nove pontos. Já o Praia também venceu três partidas, mas, como uma delas foi por 3 a 2, o time de Uberlândia soma oito. Com seis, o San Lorenzo ficou com o terceiro lugar da competição pois se despediu nesta quinta e não pode mais ser alcançado pelo Boca. O rival argentino tem apenas um ponto e joga com o Universidad Católica (BOL) antes do clássico mineiro, às 17h.

Minas bate San Lorenzo com tranquilidade

O Minas não teve muitos impeditivos para fazer uma grande partida diante do San Lorenzo. Mesmo em crescente no voleibol argentino, a equipe do país vizinho apresentou uma clara inferioridade à equipe de Nicola Negro, que busca o tricampeonato sul-americano.

O set que abriu a partida foi rápido e com total domínio das minastenistas. O placar de 25 a 11 mostrou o abismo entre as duas equipes em quadra e representou bem a tranquilidade do Minas para sair na frente.

Já com pelo menos o terceiro lugar garantido na competição, o San Lorenzo tentou oferecer alguma resistência na continuidade da partida, mas o time mineiro permanecia mais inteiro na quadra. Com poucas mudanças de Nicola Negro, o Minas ia construindo ponto a ponto o triunfo no Sabiazinho.

Com Bruna Honório sobrando em quadra e Carol Gattaz protagonizando uma sequência de pontos pelo meio de rede, o Minas garantiu no placar a sua superioridade pra chegar à ‘final’ mineira na liderança da competição. A vitória sobre o San Lorenzo foi construída com as parciais 25/11, 25/17 e 25/12.

Quase surpreendido, Praia sofre para bater o Boca

A semana de disputa do Sul-Americano é sempre muito intensa. Na atual edição, de 17 a 21 de fevereiro, a programação reservou apenas um dia de descanso para cada time, com partidas nos outros quatro. Tendo vencido os dois duelos que fez até então no torneio, o Praia Clube teve muitas dificuldades contra o Boca Juniors.

A equipe mineira conseguiu vencer as duas primeiras parciais, mas com arrancadas nas retas finais de ambos os sets. O time argentino fez jogo duro contra as anfitriãs da competição, especialmente por boa atuação da levantadora Martinelli. Era clara a falta de concentração do Praia Clube em alguns momentos da partida.

Por aproveitar isso, o Boca conseguiu evitar a vitória brasileira por sets diretos ao levar a terceira parcial. Enquanto o Praia abusava de erros técnicos em quadra, a equipe argentina vinha fazendo seu melhor jogo na competição. Contra o Boca, o Praia perdeu o primeiro set no Sul-Americano. Por outro lado, foi o primeiro vencido pelas argentinas.

Mesmo sem chances de conquistar a competição, que é por pontos corridos, o Boca foi construindo uma atuação muito aguerrida. A equipe saiu de um adverso 21 a 18 para fechar a quarta parcial em 25 a 22, tamanha a desatenção do Praia em contraste ao seu foco. No tie-break, o time anfitrião do torneio acordou para o jogo e conseguiu ficar com a vitória. O Praia venceu o Boca Juniors com as parciais 25/17, 26/24, 21/25, 22/25 e 15/11.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.