Cruzeiro

Sada: com novos levantadores, entrosamento é desafio para o início da temporada

Time celeste começa 2022/2023 com chegadas de Uriarte e Rodrigo para os lugares de Cachopa e Rhendrick

Matheus Oliveira
04/08/22 - 05h00

A troca de levantadores no elenco do Sada Cruzeiro é um dos principais desafios para o técnico Filipe Ferraz no início desta nova temporada. Até o primeiro jogo pelo Campeonato Mineiro, em setembro, serão completados dois meses de treinamento, período em que os novatos Uriarte e Rodrigo poderão conhecer melhor os companheiros de time.

Mas nem todos. Isso porque alguns dos principais jogadores celestes estão se preparando para o Campeonato Mundial com suas seleções: López na cubana, além de Rodriguinho, Lucão e Wallace na brasileira. Os dois países, aliás, estão no mesmo grupo na competição, que vai ser disputada na Polônia e na Eslovênia, entre 26 de agosto e 11 de setembro.

Pouco depois começa o Estadual, marcado para o dia 16. Para os quatro selecionados, os dois novos levantadores e o treinador, portanto, a missão é correr contra o relógio para afinar as jogadas. "Tentaremos entrosar o mais rápido possível. Vamos aproveitar a qualidade desses jogadores para suprir a falta de tempo", afirma o argentino Uriarte, que, podemos dizer, é um "calouro já veterano".

Afinal, é a segunda passagem do atleta pela Raposa. Na temporada 2017/2018, ele defendeu o Sada e conquistou o Mineiro, a Supercopa, a Copa do Brasil, o Sul-Americano e a Superliga, além da medalha de bronze no Mundial de Clubes. Depois, passou por Taubaté, Bolívar (Argentina) e Narbonne (França) até retornar ao Cruzeiro, agora aos 32 anos.

E essa experiência anterior no clube celeste facilitaria uma readaptação? O levantador afirma que sim. "Sempre é um pouco mais fácil quando já se conhece, mas essa é uma temporada nova e já estamos trabalhando nela, conhecendo cada um dos jogadores."

Se para Uriarte é um déjà-vu, Rodrigo inicia sua primeira temporada com a camisa celeste. Mas não lhe falta experiência. O mineiro de Caratinga tem 36 anos e já passou por clubes como Vôlei Futuro, Montes Claros, Minas, Juiz de Fora e Dínamo Buchurest (Romênia). Na temporada passada, defendeu o Apan Eleva Blumenau.

Chegadas e saídas

Uriarte ocupará a vaga deixada por Cachopa, que era titular, e, após nove anos no Sada, transferiu-se para o Monza, da Itália. Já Rodrigo chega para o lugar de Rhendrick, que foi para o Itambé Minas.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Leia também: