Lá no alto!

Sada Cruzeiro não dá chances ao América e assume liderança da Superliga

Mesmo com três mudanças no time titular, equipe do técnico Marcelo Mendez fez jogo agressivo e equilibrado diante de conhecido adversário

Por Daniel Ottoni
Publicado em 15 de novembro de 2019 | 20:42
 
 
Flávio Tavares

A Superliga masculina está somente na segunda rodada. Mesmo assim, o técnico Marcelo Mendez já começou a rodar seu elenco. Ciente da longa temporada que terá pela frente, o treinador argentino do Sada Cruzeiro começou a partida desta sexta-feira, contra o América, no ginásio do Riacho, em Contagem, com mudanças importantes. O time estrelado conquistou boa vitória por 3 a 0 (25/11, 25/18 e 25/16), suficiente para colocar o time na liderança da competição com um jogo a mais do que os adversários.

Na partida desta sexta, Mendez optou pela saída de Evandro e a entrada do oposto Luan, que foi eleito o melhor jogador em quadra na partida de estreia contra o Pacaembu Ribeirão Preto (SP). Filipe no lugar de Conte e Pingo substituindo Isac também começaram jogando e mostraram a qualidade do elenco azul, que tem o Mundial de clubes pela frente no começo do próximo mês.

Com seis atletas emprestados pelo time da capital, o América jogou abaixo do que pode, principalmente na parte ofensiva. O passe comprometido deixou tudo mais complicado para os visitantes. A boa atuação do Cruzeiro em quadra fez com que o time não precisasse realizar uma única alteração no confronto. O troféu Viva Vôlei foi para o ponta e capitão Filipe. 

O meio de rede Pingo aproveitou muito bem a chance no lugar do concorrente da seleção brasileira. Eficiente nos bloqueios, saques e ataques, ele mostra ao treinador argentino que está preparado para quando a próxima oportunidade aparecer.

O equilíbrio nas ações celestes sufocou o Coelho, que teve dificuldade para sair das ‘cordas’. Sacando bem e vendo o bloqueio e ataque funcionar, os donos da casa impuseram um forte ritmo desde o começo. Mais agressivo, o Cruzeiro fez um primeiro set impecável, abrindo largas diferenças. Os erros do América facilitaram a vida dos azuis, que saírem na frente. 

A melhora do América no segundo set foi visível, errando menos e com mais volume de jogo. O time de Montes Claros chegou a ter um 12 a 9 a seu favor, antes de dois bloqueios seguidos do Cruzeiro empatarem o jogo nos 15. A partir daí, o saque celeste, principalmente com Pingo, voltou a entrar em ação para um 2 a 0 encaminhar os três pontos.

No terceiro set, o Sada entrou disposto a fechar o duelo. A força do saque seguiu incomodando o América, que não conseguia jogar a bola para cima. Boas vantagens como no 9 a 4 foram abertas para deixar os três pontos cada vez mais perto. Jogando bem em poucas partes do duelo, o América não conseguiu evitar um revés.

O time alviverde segue sem vencer set na maior competição do país. O próximo jogo do Sada Cruzeiro é na quarta-feira, fora de casa, contra o Vôlei UM Itapetininga (SP). Na quinta, o América vai até São Paulo encarar o Sesi (SP).

ESCALAÇÕES

Sada Cruzeiro: Cachopa, Luan, Pingo, Otávio, Filipe, Perrin e Lukinha. Técnico: Marcelo Mendez

América: Rhendrick, Germán, Lucas, Renan, Pablo, Rammé e Bauer. Entraram: Rafael, Tiago, Kachel, Jônatas. Técnico: Henrique Furtado