O Fiat Gerdau Minas é mais um semifinalista da Superliga Masculina. No segundo jogo da série das quartas de final, o clube mineiro, jogando no caldeirão lotado do Palácio dos Esportes, no Rio Grande do Norte, venceu o Funvic Natal por 3 sets a 0 (25/23; 25/21; 25/22) e avançou para a próxima fase. Agora, aguarda adversário que sairá do duelo entre Guarulhos e Blumenau.
Com o sistema defensivo extremamente alinhado, os bloqueadores do Paredão Azul fizeram a diferença, marcando oito pontos no fundamento e fechando as portas para o ataque potente dos adversários. Com a linha de passe dando show, o levantador William teve muita liberdade para criar as jogadas e viu a equipe dominar a partida, com jogo de alto nível.
Quem ficou com o Troféu Viva Vôlei, dado ao melhor jogador em quadra, foi o ponteiro Honorato, que além de marcar 11 pontos, foi um dos líderes na recepção, ao lado do líbero Maique.
O jogo
Apesar da vitória na primeira parcial, o Minas poderia ter tido um aproveitamento ainda melhor. O time começou acelerado, muito ligado no ataque e presente no bloqueio, mas abusou dos erros de saque. Foram sete somente no primeiro set. Do outro lado da quadra, os donos da casa tiveram muita dificuldade de rodar a bola no início do jogo, deixando o time mineiro abrir uma vantagem considerável e precisando correr atrás no placar. Mais ajustado na metade do set, até chegou a encostar, mas o Minas jogou muito coeso e venceu a primeira parcial sem dificuldades.
Ainda muito alinhado, o time minastenista conseguiu, na segunda parcial, diminuir a quantidade de erros, o que facilitou ainda mais o ritmo de jogo do time. O levantador William, com o passe na mão o tempo inteiro, teve muita liberdade para criar as jogadas e manter o time dominante, com os atacantes respondendo à altura. Sem estar atrás no placar por nenhum momento, o Minas ficou a um set de garantir a vaga na semifinal.
Foi somente na terceira parcial que o jogo esquentou um pouco mais, com o time da casa pressionando os visitantes e os forçando a cometer ainda mais erros. O Minas, mais desconcentrado, seguiu errando muitos saques e viu o Funvic Natal crescer no jogo pelas mãos de seus atacantes. O time potiguar, querendo levar o jogo para o quarto set, jogou muito agressivo, mas na reta final, novamente parou no Paredão Azul.
Equilibrando um pouco mais o saque, o Minas permitiu o jogo fluir, e os bloqueadores marcaram presença, fazendo a diferença no jogo. No momento crucial, o time mineiro teve mais tranquilidade para definir, errou menos e aproveitou contra-ataques decisivos para voltar para Belo Horizonte com a vitória.