Clássico

Vôlei: menor desgaste do Minas é trunfo de William para final contra o Sada

Decisão do Estadual vai ter time da Rua da Bahia mais descansado diante de um Cruzeiro que chega após duelo de cinco sets na semifinal

Por Daniel Ottoni
Publicado em 17 de outubro de 2020 | 08:00
 
 
Minas passou bem pelo MOC, por 3 a 0, na semifinal desta sexta-feira Orlando Bento

A final deste sábado, do Campeonato Mineiro masculino de vôlei, entre Sada Cruzeiro e Fiat Minas, promete equilíbrio nas ações dentro de quadra. Do lado de fora, o time celeste chega mais desgastado, tendo a força da superação como um combustível para jogar de igual contra seu maior rival e levar o Estadual pela 12ª vez na história. 

O jogo acontece às 19h, na Arena do Minas, com transmissão ao vivo do canal online TVN Sports. Às 17h, Montes Claros América e Azulim Gabarito Uberlândia fazem a decisão do 3º lugar.

Nas semifinais desta sexta-feira, os cenários foram bem diferentes para os finalistas. O Sada precisou de cinco sets contra o Uberlândia, sofrendo mais do que previa e contando com o rodízio do elenco para tentar encontrar seu melhor jogo. Já o Minas fez um 3 a 0 sem grandes problemas diante do MOC para chegar mais inteiro. Na primeira fase, o Sada venceu o Minas no tie-break, com o time da casa não tendo força máxima, preservando peças importantes como o levantador William e o oposto cubano Escobar. 

A parte física, que ainda está longe do ideal neste começo de temporada, foi lembrada pelo levantador William. Defendendo o novo clube, ele vai enfrentar seu ex-time pela primeira vez e espera que a condição física ajude sua equipe diante do favorito. 

"Trabalhamos para chegar na final, início de temporada ainda tem muita coisa pra arrumar, principalmente na parte física. Estamos aquém do nosso potencial e do nível que vamos chegar na temporada. Fomos bem taticamente contra o MOC, quando não vai na saúde, a organização pode fazer a diferença. Foi importante vencer por 3 a 0 para chegarmos mais descansados. Espero que, pelo menos fisicamente, a gente esteja melhor do que eles nesta final", comenta o jogador.

Recorde além do deca

Fiat Minas e Sada são os maiores vencedores do Campeonato Mineiro. Os dois times reúnem a melhor sequência de títulos dentro da competição. O Sada venceu as últimas 10 edições de forma consecutiva, feito que foi alcançado pelo rival entre 1998 e 2007. 

O Cruzeiro soma um total de 11 taças e tem o rival com número bem superior de canecos, até pela história do Minas no cenário mineiro ser bem mais longa. 

Na sua trajetória, o Sada já participou de 51 campeonatos, chegando em 45 finais e somando 
37 títulos. O 38º será buscado neste sábado, com o elenco celeste sabendo que precisa oscilar pouco para ter chances reais de uma nova conquista.