Avaliação

Argo 1.3 com câmbio GSR vem equipado com importantes itens de série

Modelo se destaca pelos recursos eletrônicos, que aumentam o conforto e auxiliam a dirigibilidade com mais segurança

Sex, 14/06/19 - 03h00

Lançado há pouco menos de dois anos, o compacto Fiat Argo vem experimentando crescimento em suas vendas e cada vez mais se torna um “personagem” comum entre os automóveis que circulam pelas ruas de todo o país.

Diante disso, o Super Motor foi testar o modelo, que é empurrado pelo motor Firefly 1.3 de 101/109 cv de potência e 13,7/14,2 kgfm de torque máximo com gasolina/etanol. 

O hatch tem transmissão automatizada, com apenas uma embreagem e funcionamento a partir de botões, além de contar com uma lista de itens de série bastante competitiva. Seu preço sugerido é R$ 61.790.

Bem-equipado, já sai de fábrica com ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, chave com telecomando, computador de bordo, volante com comandos de rádio e telefone, display TFT de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, ajuste de altura do banco do motorista, cintos de segurança de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes e volante regulável em altura. 

Os retrovisores elétricos têm função tilt down, e há sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.

Bem-equipado. As tecnologias também chamam a atenção no modelo, a começar pela central multimídia, com tela de sete polegadas sensível ao toque. Além de reconhecimento de voz, ela tem Bluetooth, Android Auto e Apple CarPlay. 

Opcionalmente, a tela – em alta definição – exibe imagens da câmera de ré, e as manobras são facilitadas também pela presença de sensores de estacionamento traseiros.Controle eletrônico de estabilidade e tração também aparece. 

Entra na lista até mesmo controle de velocidade de cruzeiro, mas é dirigindo o Argo que se pode notar suas qualidades. O motor de 1.3 litro, em conjunto com o câmbio GSR, uma evolução do Dualogic, se movimenta com boa agilidade no ambiente urbano. 

Arrancadas e retomadas são feitas com eficiência graças ao bom torque de 14,2 kgfm com etanol no tanque. Ele aparece integralmente aos 3.500 giros, mas boa parte se revela ainda em baixas rotações.

Em tráfego rodoviário, no entanto, o propulsor de 109 cv máximos não chega a impressionar. A transmissão automatizada por botão evoluiu bastante e pouco lembra a utilizada anteriormente pela marca.

Sem alavanca. A suspensão não chega a privilegiar a esportividade, e nem seria esse o caso, por se tratar da motorização intermediária do compacto.

O modelo encara bem os trechos com curvas e conta com controle eletrônico de estabilidade como item de série na configuração. Mas é bem difícil ver o recurso em uso, já que o Argo mantém a aderência em situações normais de uso. 

De maneira geral, os carros da Fiat são extremamente funcionais, o que não significa que não carreguem uma boa dose de tecnologia também.

O câmbio não tem alavanca, funciona a partir de botões ou de aletas atrás do volante para trocas manuais. De forma geral, todos os comandos são bem localizados, e é bem fácil entender como tudo funciona na cabine.

Ficha técnica - Fiat Argo

  • Motor: 1.3 Firefly Flex GSR; 4 cilindros em linha
  • Potência máxima: 101 cv / 6.000 rpm (gasolina); 109 cv / 6.250 rpm (etanol)
  • Torque máximo: 13,7 kgfm / 3.500 rpm (gasolina); 14,2 kgfm / 3.500 rpm (etanol)
  • Câmbio: automatizado; tração dianteira
  • Velocidade máxima: 184 km/h
  • Aceleração: 0 a 100 km/h em 10,8 s (etanol)
  • Direção: elétrica com pinhão e cremalheira
  • Peso do veículo: 1.148 kg, com capacidade de carga de 400 kg

Suspensão. A suspensão absorve com eficácia o impacto para os passageiros. Bancos têm boa ergonomia e acomodam bem o corpo. O isolamento acústico também merece elogios, já que só é possível escutar o motor quando a transmissão precisa subir rapidamente os giros para aumentar a força do carro.

 O Argo é construído sobre uma plataforma moderna, que utiliza aços especiais e tecnologia embarcada atualizada. O hatch traz recursos eletrônicos de auxílio dinâmico, como controle de tração e estabilidade, e conectividade com smartphones e tela de alta definição.

Acabamentos são bem agradáveis

O acabamento é um ponto em que a Fiat vem se destacando cada vez mais nos últimos anos, e no Argo 1.3 GSR isso não é diferente.

Os materiais rígidos estão ali, mas a textura e os revestimentos são agradáveis e esteticamente interessantes. Na faixa de preço em que está, o Argo Drive aparece entre os melhores nesse quesito e é uma excelente opção em função das tecnologias que carrega. 

Já o desenho do hatch mistura traços que exprimem certa robustez, além de linhas elegantes e modernas. A frente segue a assinatura digital da marca e traz grade encorpada e faróis afilados. Vincos bem marcados destacam o perfil e a traseira. 

O Fiat Argo Drive 1.3 GSR pode vir equipado, ainda, com faróis de neblina, rodas de liga leve, banco traseiro bipartido, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, câmera de ré e alarme antifurto. Isso sem contar o fato de ser um projeto atual, o que talvez explique por que o modelo da Fiat tem tido ascensão em relação às vendas.

 

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