Clique

Belcar desfila pelas vias de belo horizonte

Modelo brasileiro, lançado entre os anos de 1958 e 1967, foi flagrado por superleitor

Sex, 11/10/19 - 03h00
Belcar, modelo tipicamente brasileiro é uma versão alongada da então Perua DKW

O leitor do caderno Super Motor Edylan Arruda enviou a imagem de um Belcar, um automóvel brasileiro produzido pela Vemag, sob licença da fábrica alemã DKW, entre os anos de 1958 e 1967. O Belcar foi um pioneiro nos tempos da criação do Grupo Executivo para a Indústria Automobilística (Geia), criado em 1956 para fomentar a produção de automóveis no Brasil.

O modelo se destacava de seus pares – em um mercado à época com poucas opções – por ter um motor dois tempos, sem reservatório específico para o óleo lubrificante: era necessário que o motorista produzisse a mistura da gasolina com o óleo diretamente no reservatório de combustível .

Foram produzidas 51.072 unidades. No começo de sua vida, o carro era conhecido como “Grande DKW-Vemag”, recebendo a denominação de Belcar, de “beautiful car” – na tradução “carro maravilhoso” –, apenas em 1961.

Lançado em 1958, a máquina foi montada com peças importadas e quando sua produção foi encerrada, chegou a 100% de seus componentes nacionalizados. 

Comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
LEIA MAIS
Viral na internet
Lista só cresce
Seria em abril
Cinema
Picapona
Novo modelo
Mercado
Dia da Marmota
Você sabia?
Epidemia na China