Curiosidade

Carnaval 2024: 10 versões de carros dignas de um desfile de escola de samba

Em tempo de folia, Autotempo separou alguns dos modelos mais divertidos e excêntricos já produzidos ou customizados por marcas automotivas no Brasil e no exterior

Sex, 09/02/24 - 16h11
Kia Optima SX Batman | Foto:

O Carnaval chegou e, com ele, a explosão de cores, alegria e irreverência. E se você acha que essa energia contagiante se limita às ruas e fantasias da grande festa popular brasileira, está enganado!

O mundo automotivo também tem seus representantes excêntricos, que desafiam o convencional e colocam o humor e a criatividade na estrada.

Rola a barra aí e se divirta com essa curiosidade "carnavalesca" e dê sua nota para cada carro da lista abaixo:

1. Gol Top: Alegria multicolorida na Argentina

Parece mentira, mas não é. O colorido Gol Top chegou a ser (pouco) vendido como versão do hatch na Argentina, em meados dos anos 90.

Ele tentou repetir a trajetória dos excêntricos Polo e Golf Harlequin, comercializados na Europa no início daquela década. também com a carroceria multicolorida.

A ideia da Volkswagen partiu após uma unidade do Polo, criada para exibir a paleta de cores do hatch, ter feito sucesso entre os clientes. A montadora, então, decidiu criar uma série especial.

2. Kombi Woodstock: Paz e amor em cada curva


Em 2019, a Volkswagen celebrou os 50 anos do famoso festival de Woodstock, de 1969, com uma réplica da famosa Kombi "paz e amor", que ficou famosa no histórico concerto musical ao ganhar as páginas da revista Rolling Stone naquele ano.

Pode não ser tão carnavalesca assim, mas se fosse um carro alegórico, a pintura detalhada com símbolos do movimento hippie merece nota 10 na apuração.

3. Uno Mille Young: Diversão para os jovens

No fim dos anos 90, a Fiat resolveu lançar o Uno Mille Young como uma versão especial. O hatch consagrado em vendas tinha apenas duas portas e um visual, digamos, mais divertido.

O que mais chamava atenção era os adesivos enormes com a palavra Young (jovem, em inglês), que podiam ser colados nas laterais e no capô do carro.

O item era vendido como acessório de fábrica. Se alguém ainda viu um desses ainda rodando por aí? É bom registrar, porque são raros.

4. Kia Optima SX Batman: Um herói nas ruas

Em 2012, a Kia customizou uma unidade do sedã Optima SX em homenagem ao personagem Batman, da DC Comics. O carro foi leiloado e o dinheiro revertido para campanhas de combate à fome na África. O Kia Optima SX ganhou um visual em preto fosco e brilhante.

No assoalho, havia luzes em LED amarelo. Cor presente também na máscara dos faróis e nas pinças dos freios dos rodões de liga leve aro 20. A logomarca do homem-morcego aparece por todo o carro. Dentro, o sedã tinha bancos em couro com detalhes em amarelo.

5. Gurgel Motomachine: Antecipou "modinha"


Lançado no começo dos anos 90, o brasileiro Gurgel Motomachine tinha suas duas portas de acrílico transparente e uma de suas três versões tinha essa combinação de cores na carroceria.

A ideia da porta transparente era de dar a sensação de liberdade de uma motocicleta aos seus passageiros, por isso, o sobrenome Motomachine. O divertido compacto foi um dos pioneiros no que iria, no futuro, virar uma modinha entre os carros no Brasil: o estepe fixado na tampa traseira.

6. Audi A3 by Eduardo Kobra: Um viva à Senna!

Em 2012, a Audi resolveu customizar a pintura de um Audi A3 Sedan em homenagem ao tricampeonato de Fórmula 1 de Ayrton Senna. O modelo virou uma obra de arte feita pelo artista Eduardo Kobra, famoso pelos seus murais de grafite no Brasil e no mundo.

O Audi A3 pintado por Kobra circulou o país em vários eventos e, posteriormente, foi a leilão. O dinheiro arrecadado foi revertido ao Instituto Ayrton Senna, mantido pela família do falecido piloto brasileiro.

7. Defender by Studio Job: Um carro alegórico

Em 2013, a Land Rover decidiu marcar os 65 anos do Defender, o mais icônico modelo off-road da marca britânica, com um conceito inusitado e pra lá de carnavalesco.

Nas mãos do Studio Job, um centro de design holandês, o Defender virou um carro alegórico digno da Marquês de Sapucaí com direito a uma língua na grade dianteira e outras bizarrices como um chifre de rinoceronte no capô.

As calotas eram de bolo de aniversário. Na obra de arte também foram usados materiais sofisticados como cristais Swarovski, além de ouro e bronze.

8. Lamborghini Huracán Swarovski: Então, Brilha!

Em 2018, uma milionária russa chamou atenção dos londrinos durante as comemorações do fim de ano. Daria Radionova customizou seu Lamborghini Huracán, avaliado em R$ 2,6 milhões, com cristais Swarovski.

Segundo ela, o trabalho manual para cravar 1,3 milhão de cristais por toda a carroceria do superesportivo levou cerca de um mês. O custo da 'brincadeira' não foi divulgado pela dona.

9. Tata Nano Goldplus: Fantasia de luxo

Em 2011, durante um salão automotivo na Índia, a Tata Motors expôs seu Tata Nano, na época conhecido como o carro mais barato do mundo, com a carroceria coberta por 80 kg de ouro, 50 kg de prata e outras várias pedras preciosas.

10. Kia Soul "Lanterna Verde"

Em 2012, durante a Sema Show, a maior feira de veículos customizados do mundo, nos EUA, a Kia também apresentou ma versão do Soul dedicada ao personagem Lanterna Verde.

Desenvolvidos em parceria com a DC Comics, o veículo foi personalizado visando divulgar a campanha “We can be heroes” , que angariou fundos para combate à fome em países africanos como a Somália, a Etiópia, o Djibouti e a Eritreia.

 

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.