Preview

Fiat vai entrar com tudo no segmento dos SUVs, o que o Super Motor já sabe?

FCA confirma 25 lançamentos para o Brasil até 2024, entre eles, dois utilitários-esportivos inéditos

Sex, 24/05/19 - 03h00

Na tarde da última quarta-feira (22), no Polo Automotivo de Betim, a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) anunciou a construção de uma nova fábrica de motores dentro do complexo industrial da marca com um investimento pomposo de R$ 500 milhões.

Na ocasião, o presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa, também confirmou que marca vai realizar 25 lançamentos no Brasil (15 deles a partir de Betim – até 2024, entre novos modelos, atualizações de veículos em linha e séries especiais. 

Para a fábrica de Betim, está planejada a produção de três novos modelos a partir do ano que vem. Dois deles marcarão a entrada da Fiat no segmento de utilitários-esportivos, o que mais cresce no mercado brasileiro e mundial. “Serão veículos que vão chamar atenção por design, desempenho, tecnologia embarcada e nível de conectividade”, destacou Antonio Filosa. 

SUV do Argo

Por questões estratégicas, nenhum detalhe sobre os novos carros foi revelado ainda pela FCA, mas o Super Motor descobriu um pouco sobre alguns deles. A Fiat já começou, por exemplo, a trabalhar internamente na construção de um desses modelos.

Chamado de projeto 363, trata-se do primeiro utilitário-esportivo compacto da marca, que será feito sobre a nova plataforma do hatch Argo e do sedã Cronos.

Conforme apuramos com uma fonte, o novo rival de Honda HR-V, Nissan Kicks, VW T-Cross e de outros modelos será produzido na fábrica da Fiat, em Betim, mas será lançado no mercado provavelmente só em 2021. 

Novo motor 1.3 turbo

O SUV da Fiat na base do Argo deve vir equipado com a nova família de motores 1.0 e 1.3 turbo da FCA, batizada de GSE, e que passará a ser feito nesta nova fábrica de motores anunciada para o Polo Automotivo do grupo, em Betim, com a tecnologia bicombustível (flex).

Ainda sem nome definido, o utilitário-esportivo deve ter versões equipadas com o novo motor 1.3 turbo, quatro cilindros, dotado de sistema de injeção direta que, na Europa, rende até 180 cv de potência com gasolina. 

Nova ‘Strada’ e SUV da Toro

Antes disso, a montadora italiana pretende lançar sua nova picape compacta ainda neste ano. Ela deve misturar elementos do Mobi e da Toro, e o Super Motor flagrou rodando em testes pelas ruas de Belo Horizonte no ano passado com uma camuflagem pra lá de pesada.

Picape será mistura do Mobi com a Toro e terá versão 4 portas

O novo modelo da Fiat deve inovar ao ser a primeira picape do segmento com quatro portas. Neste caso, a de se esperar uma caçamba com capacidade menor.

Outro projeto da Fiat que já sabemos é o SUV inédito da marca, provavelmente de sete lugares, que será construído na plataforma da picape Toro. O modelo apareceu como carro-conceito na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro de 2018.

(2) comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Silvio 9:57 PM May 30, 2019
em resumo, FIAT = Fabrica Italiana Atrapalhando o Transito!
0
Denunciar

Toma jeito 8:43 PM May 24, 2019
Em resumo, mais algum mostrengo / frankstain sendo criado com restos de peças de diversos modelos. E que deve ficar "na linha" por no máximo 2 ou 3 anos... boa sorte quem tiver coragem suficiente para encarar a FIAT.
0
Denunciar

LEIA MAIS
LANÇAMENTO
COMEMORAÇÃO
Regulamentação
Mobilidade sustentável
Criatividade
CURIOSIDADE
Experiência
Entrevista
Novidade
Mobilidade inteligente
Leia mais