Denúncia nos EUA

Ford ignorou alertas e lançou câmbio Powershift com falhas, afirma jornal

No Brasil, a transmissão automatizada chegou ao mercado nos modelos Fiesta e Focus

Seg, 15/07/19 - 16h05
Ford Fiesta é um dos modelos equipados com o câmbio Powershift

De acordo com reportagem do jornal norte-americano "The Detroit Free Press", a Ford tinha conhecimento prévio de falhas no câmbio  Powershift e, mesmo assim, decidiu lançar a transmissão automatizada no mercado, em 2011. 

No Brasil, o Powershift chegou a equipar a linha do Fiesta e do Focus com vários relatos de problemas como trepidações, ruídos e superaquecimento e desgaste prematuro, entre outros. As queixas ganharam as redes sociais e viveram processos contra a montadora junto aos órgãos de defesa do consumidor.

Sem recall

Em resposta ao Procon, em 2016, a Ford chegou a assumir casos de vazamento do fluido de transmissão como causa das falhas em modelos das linhas 2013 e 2014. No entanto, a marca jamais realizou qualquer recall sobre o câmbio Powershift. 

Para as unidades que apresentaram defeitos, a Ford estendeu a garantia do câmbio de três para cinco anos ou 160 mil km rodados, com troca da embreagem sem custos. Segundo a fabricante, as falhas teriam sido sanadas a partir da linha 2015.

Resposta da matriz nos EUA

Tal como no Brasil, naquela época, só nos EUA, o NHTSA registrou mais de 4.000 reclamações sobre o Powershift. De acordo com documentos obtidos pelo Detroit Free Press, antes do lançamento, os engenheiros da Ford teriam alertado à cúpula da montadora que a transmissão ainda estava em desenvolvimento, mas os alertas foram ignorados.

Em resposta a reportagem do jornal, a matriz da Ford admitiu as conversas e a existência de problemas no funcionamento do Powershift e alegou ainda que "outros problemas foram desenvolvidos após a transmissão estar nas ruas". 

A montadora afirmou ainda que "embora tenha resolvido problemas de qualidade, as soluções foram mais complexas e levaram mais tempo do que esperávamos".

 

Comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Leia mais
LEIA MAIS
Lançamento
Micromobilidade
Mobilidade
Curiosidade
No México
Fã de Ferraris
Serviço
Avaliação
Moto
Entrevista do mês