Lançamento

Primeiro SUV-cupê do mercado, VW Nivus chega às lojas a partir de R$ 85.890

Primeiro SUV-cupê do mercado brasileiro foi lançado nesta quinta-feira (25) e terá duas versões de acabamento; a top de linha sairá por R$ 98.290

Qui, 25/06/20 - 17h05

A pandemia da Covid-19 está mudando o mundo e quase todos os cronogramas estão sendo alterados em função da doença. Mas a Volkswagen manteve o que havia sido planejado desde o começo do ano e lançou oficialmente no Brasil, nesta quinta-feira (25), o Volkswagen Nivus, o primeiro SUV-cupê do mercado brasileiro.

Como a realidade que vivemos exige um novo formato para este tipo de evento, o lançamento aconteceu de forma virtual, com transmissão simultânea feita diretamente da fábrica da VOlks, em São Bernardo do Campo (SP).

Inicialmente, o novo VW Nivus terá duas versões de acabamento (Comfortline e Higline) com apenas uma opção de conjunto mecânico (motor 1.0 turno, de 128 cv, e 20,4 kgmf de torque) e câmbio automático de seis velocidades.

A versão de entrada custará R$ 85.890 e oferece um único pacote opcional, que acrescenta mais R$ 3.520 ao preço final. Para a versão mais completa do Nivus, o valor sugerido é de R$ 98.290. Neste caso, o único item extra é na pintura diferenciada, oferecida por R$ 1.700.

Direto da fábrica

Respeitando e atendendo a todos os requisitos exigidos de segurança, os executivos da marca alemã, capitaneados por Pablo Di Si, presidente e CEO da VW para América Latina, promoveram a primeira grande apresentação de um novo produto pela internet.

Por mais de uma hora, apresentaram a novidade em todos os detalhes e, mesmo neste cenário adverso, demonstraram muita confiança que o Nivus começa a escrever mais uma história de sucesso.

A apresentação começou pontualmente com a abertura dos trabalhos feito pela jornalista Priscila Corteze, diretora de comunicação da VW, na sequencia o engenheiro José Loreiro, chefe de engenharia, explicou detalhes técnicos do projeto que derivou o novo SUV Cupê.

No meio do caminho

O presidente e CEO da VW parar América Latina, Pablo Di Si, revelou que o lançamento foi antecipado, uma vez que estava sendo planejado para acontecer em agosto próximo. 

O modelo está situado entre o hatch Polo e o SUV T-Cross e seu lançamento seguiu o cronograma o pela VW da total renovação de sua linha de produtos em oferta no mercado brasileiro.

O Nivus foi desenvolvido pela Volkswagen América do Sul e está sendo produzido na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), há algumas semanas.

Na Argentina, o modelo chegará ao mercado no fim do segundo semestre. Demais mercados sul-americanos recebem o Nivus só no primeiro semestre de 2021. Numa segunda fase, o modelo deve começar a ser fabricado e vendido também na Europa.

DNA alemão

Seu design esbanja personalidade, realmente é muito diferente de tudo que a fabricante já fez no país ate agora. Quando as foram divulgadas as primeiras imagens do modelo foi fácil perceber que ali estava uma mistura de estilos, um crossover, que traz estilos diversos em sua carroceria. A própria fabricante sugere que o consumidor se decida como irá definir o Nivus em sua concepção.

Onde exatamente seu design se encaixa, ele pode ser um cupê urbano, um SUV com traços diferenciados ou um misto destas duas opções. O que interessa para a Volkswagen é que este novo modelo inaugure um novo e inédito segmento de mercado.

O projeto, em sua totalidade, foi desenvolvido pelo time de engenheiros e designers da filial brasileira e será o primeiro modelo da marca alemã, projetado no Brasil, que terá produção também no exigente mercado europeu.

Interatividade

Um dos grandes diferenciais do modelo está em seu “Infotainment” de última geração. Ele foi feito no Brasil e fala o português que o consumidor brasileiro entende.

O VW Play, como foi denominado, conta com uma tela de alta definição e quem segundo a fabricante, estabelecerá um novo patamar em termos de conectividade. O porta-malas do Nivus é maior do que o visto no T-Cross e oferece capacidade volumétrica de 415 litros.

São duas telas de 10 polegadas (tamanho de um tablet) interligadas, oferecendo conectividade e entretenimento sem precedentes num veículo dessa categoria. Trata-se de um "cockpit digital" dotado de uma interface intuitiva, lógica, inteligente e moderna, que pode ser comandada pelos botões no novo volante, o mesmo utilizado pelo Novo Golf.

Ifood e Estapar

Junto com o Nivus estreia também a VW Play Apps, uma loja virtual exclusiva para o cliente Volkswagen, para download de aplicativos direto pelo VW Play, com a mesma facilidade com que se baixa um aplicativo em um smartphone.

São 10 GB de memória (espaço suficiente para abrigar 25 vezes o tamanho do Waze, por exemplo) para download de uma série de Apps, uma parceria exclusiva com a Volkswagen. Estapar (estacionamento), 12 min (audiobook), Ubook (audiobook), Porto Seguro (seguros), Deezer (música), Waze (navegação) e IFood (delivery de comida) são alguns parceiros.

Inéditos no segmento

Equipamentos de segurança inéditos, em modelos de sua categoria, estão presentes no Nivus, como o ACC (Adaptive Cruise Control), que permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente.

Outra boa novidade em termos de recurso de segurança é o AEB (Autonomous Emergency Brake), que ao identificar o eminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, presente, também, o Front Assist, sistema que, por meio de radar e sensores, monitora o tráfego e alerta o motorista, de forma sonora e visual, para evitar colisões.

Versões GTS e PCD

Durante a live de lançamento do Nivus, o Super Motor perguntou sobre a possiblidade de uma variante esportiva (GTS) e outra com acabamento mais simples para atender ao público PCD.

Gustavo Schmidt, VP de marketing e vendas respondeu que não está no radar uma versão de apelo esportivo, e que o desing do modelo já inspira o conceito. Quanto à versão PCD, Schmidt deixou claro que não haverá um modelo com estas características, uma vez que este público sempre equipa os carros e desta forma o Nivus, de entrada, pode atender muito bem a procura por esta demanda.

A motorização oferecida, nesta primeira fase do lançamento, é o conhecido conjunto mecânico composto pelo motor 1.0 TSI, de 128 cv e 20,4 kgmf de torque, sempre acompanhado da caixa de transmissão automática de seis velocidades. O modelo está em exposição na rede de concessionários VW de todo Brasil.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.