Lançamento

Reconhecendo o território

Ford pretende escrever uma nova página em sua história no Brasil, para isso precisa ganhar mercado, investe em SUVs e lança o novo SUV Territory, modelo é importado da China, custa a partir de R$ 165.900 e chega a R$ 187.900, para a versão topo de gama, a Titanium

Sex, 07/08/20 - 11h00
Ford lança SUV Territory no Brasil | Foto: Raimundo Couto

Se o nome Ford remete você a automóveis compactos, hatches, peruas e sedãs, chegou a hora de rever seus conceitos. A montadora americana, que tem como marca registrada o símbolo do oval azul, parte para ofensiva e começa a escrever uma nova história no mercado brasileiro. Mesmo sem negar que a montadora americana já experimentou fase melhor do que atravessa, atualmente, no país, parece ter chegado a hora de virar a chave. E isso implica, principalmente, em um novo portfólio de produtos, todos inéditos e inseridos no único segmento que cresce e vem recebendo atenção máxima dos fabricantes, falamos dos SUVs.

Um novo caminho

E é por esta trilha que está sendo construída a ofensiva de lançamentos que começou nesta sexta-feira, 07 de agosto, e que tem como protagonista o Ford Territory, que Super Motor desvenda, em todos os detalhes “up to date” com o inicio da pré-venda do modelo. Mas, antes, vale a informação que isto é apenas a ponta de um iceberg, o ponto de partida para que a Ford reescreva uma nova historia no Brasil. Pelo menos dois outros modelos, claro, esportivos utilitários, estão sendo preparados para desembarcarem em nosso mercado, o primeiro deverá ser o Ford Escape, com motor hibrido, e na sequencia o Bronco, uma lenda americana que esta sendo relançada na Terra do Tio Sam e que tem todas as possibilidades vir.   

Novidade nas ruas

Dentro de nossa rotina profissional como jornalista especializado na cobertura do setor automotivo, não são raras as vezes que temos a oportunidade de ter acesso a um produto que ainda não foi lançando comercialmente. E curiosamente nem sempre estes modelos nunca antes vistos na rua, despertam a atenção que era de se esperar. Desta vez não foi isso que aconteceu. Como parte da estratégia de apresentação do novo SUV da Ford, a montadora selecionou alguns jornalistas para terem acesso ao Territory, com o compromisso de cumprir o embargo que terminou às 11:00 da manhã desta sexta-feira.

Curiosidade

Por sete dias podemos circular a vontade com o novo modelo e mesmo em ruas não tão movimentadas como antes, em função das rígidas normas impostas pela Prefeitura de Belo Horizonte, no combate à pandemia da Covid-19, por onde passamos era nítida a curiosidade. Muitos se impressionaram pelo bom acabamento, outros pelo espaço interno e capacidade do porta-malas, alguns, mais atentos, questionaram se o motor de 1.5 Turbo Ecobost, de 150 cv e torque de 22,9 Kgfm eram suficientes para proporcionar desempenho com segurança. O certo é que o Territory por onde esteve não passou incólume.

Made in China

Fabricado por uma joint-venture da Ford na China, o SUV é de tamanho similar ao do Jeep Compass, um sucesso de vendas que hoje reina praticante sozinho, mas que a Ford promete interromper e abocanhar uma fatia expressiva deste bolo. Vale ressaltar que este é o tipo de produto de alta rentabilidade, que faz brilhar os olhos do fabricante e de sua rede de distribuidores, ainda mais se tiver produção local, o que a Ford não confirma, oficialmente, mas são grandes possibilidades do Territory ser fabricado na Argentina, o que não limitaria os volumes de importação, que podem sofrer restrição, caso seja mantida a ponte China/Brasil para distribuição do modelo em nosso mercado.

Multimídia

O SUV teve seu desenvolvimento feito em conjunto com a chinesa JMC e sua qualidade construtiva nada deve a produtos manufaturados deste lado do mundo. O modelo faz parte de uma nova geração de veículos com conceito avançado e tecnologias encontradas apenas em segmentos superiores. A conectividade é um de seus pontos fortes. Além de carregamento sem fio para celular, central multimídia e painel de instrumentos com telas de dez polegadas. Ele terá um sistema de comunicação em tempo real com modem embarcado conectado ao FordPass que permite ao motorista travar, destravar, dar partida, localizar e obter informações de telemetria do carro remotamente. Esse recurso também poderá viabilizar a oferta de novos serviços, como seguros baseados no uso do cliente.

Conectada

Segundo a Ford, o Territory é um grande exemplo de como a montadora está se transformando rapidamente para cada vez mais espelhar os consumidores de hoje e do futuro. Ou seja, uma geração conectada, móvel e ativa que quer resolver seus problemas de forma fácil e rápida e tem o tempo como commodity mais valiosa. Destaque para o amplo espaço para os passageiros de trás, assim como alguns equipamentos que o destacam da concorrência, como câmera. Suas tecnologias de assistência ao motorista incluem piloto automático adaptativo, estacionamento automático, alerta de permanência em faixa e monitoramento de ponto cego.

Reconhecendo o território

A pré-venda do modelo começa hoje, dia 07 de agosto, mas as primeiras unidades do modelo começaram a ser entregue quando entrar setembro, Super Motor avaliou o modelo, que na escala Ford, situa acima do Ecosport e abaixo do Edge. O motor 1.5 EcoBoost com seus 150 cavalos não impressiona, mas também não decepciona e é capaz de oferecer condução segura, principalmente em ultrapassagens. O conjunto se mostrou bem acertado e a posição de dirigir elevada, confere ao Territory um diferencial em relação a seus concorrentes diretos, principalmente o Tiguan da VW, o mais “baixinho” entre eles. A tração é dianteira, o câmbio é CVT e simulam oito velocidades, o destaque para o conforto segue um padrão de carros deste padrão, produzidos pela Ford. Seu porte avantajado não é um problema na hora de estacionar, o SUV traz o auxílio das câmeras de 360°, que exibe imagens do carro em diversos pontos.

Para terminar

A central multimídia SYNC tem aplicação exclusiva para o mercado sulamericano, a  tela sensível ao toque tem 10,1” e se divide em 4 quadros para facilitar a leitura e o manuseio. Destaque para visibilidade, a central tem funcionamento rápido e intuitivo. Basta um simples toque para navegar entre as telas e controlar várias funções, como ar-condicionado, climatização dos bancos, telefone, áudio e a luz de ambientação em sete cores. Conta também com a opção de botões físicos para controle do volume de áudio e ar-condicionado. Oferece conexão sem fio com o Apple Car Play, que também pode ser conectado via cabo, assim como o Android Auto, dando acesso aos respectivos comandos de voz. O celular pode ser recarregado sem fio, e comporta até dois aparelhos simultâneos.  São quatro as entradas USB: três na frente (duas no console e uma junto ao retrovisor) e uma na traseira. Conforto, tecnologia e segurança, com alto padrão de acabamento é a proposta da Ford para seu Territory, que é o ponta pé inicial para a montadora do oval azul, invadir, de vez, o “território” dos SUVs, é voltar a viver dias mais auspiciosos no mercado brasileiro.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.