Mercado

Seguradoras poderão reparar veículos com peças paralelas ou até usadas

Susep divulga circular para esclarecer as regras que, segundo o órgão, visam ampliar a concorrência no mercado de seguros

Sex, 23/08/19 - 15h11
Seguros com reparo somente com peças originais devem ficar mais caros

As seguradoras estão agora autorizadas a utilizar peças paralelas ou até mesmo usadas nos reparos dos veículos no lugar de peças originais de fábrica.

O aval foi dado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão ligado ao Ministério da Economia, em uma circular eletrônica emitida ontem (dia 22). Segundo a Susep, a medida visa ampliar a concorrência no mercado de seguro de automóveis. 

Deve constar no contrato

Ao contratar ou renovar a apólice, "essa informação deve estar clara para o consumidor na proposta de seguro e nas condições contratuais. Deve ficar claro em quais componentes poderão ser utilizados os diferentes tipos de peças", informa o documento. 

Na prática, a escolha sobre qual tipo de peça vai ser utilizada no conserto (original, paralela ou usada) deverá ser feita pelo cliente. A nova regra tende a estimular a criação de novas modalidades de seguro mais baratos que, até então, só permitiam reparos de danos parciais com peças novas e originais de fábrica.

* Quer ficar bem informado sobre as notícias automotivas? Então, siga a gente pelo Instagram @supermotoroficial e nos acompanhe pelas ondas da rádio Super 91.7 FM, de segunda a sexta-feira, em dois horários, as 9h30 e as 18h30. O caderno circula todas as sextas-feiras nos jornais O Tempo e Super Notícia.

 

(2) comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
mauro 5:29 PM Aug 29, 2019
E o segurado vai poder pagar a apólice com notas falsas?
0
Denunciar

Maria Silva 7:06 PM Aug 23, 2019
Deve ser um pesadelo! Quero acordar!
1
Denunciar

Leia mais
LEIA MAIS
Lançamento
Capítulos do rio Doce
Internacional
Energia
Altas Rodas
Capítulos do Rio Doce
Curiosidade
Capítulos do Rio Doce
Salão de Frankfurt
Em programa de TV