Super Teste

Volkswagen Nivus mostra harmonia que une design e conjunto mecânico

Lançado em junho, o primeiro SUV cupê do mercado se destaca pelo visual atraente; versão top de linha avaliada pelo Super Motor custa a partir de R$ 99.950

Qui, 15/10/20 - 14h54

A nova VW que começou a mostrar sua forma a partir do lançamento do compacto Polo e do sedã Virtus, ambos os produtos que promoveram a estreia da plataforma mundial MQB, seguiu sua trajetória com a apresentação do T-Cross e, no meio do ano, do primeiro SUV cupê do mercado, o Nivus, em plena pandemia.

Talvez seja este o motivo pelo qual ele tenha chegado tímido, sem muito alarde e discreto. Tanto que a unidade disponibilizada para avaliação de Super Motor tenha causado surpresa e chamado muito a atenção durante todo o período que durou o teste.

Foram poucos os que o identificaram como sendo o novo lançamento da VW, mas, de um modo geral, foram quase unanimes os elogios para o feliz desenho da carroceria. Imponente, diferente, marcante e com personalidade própria, ponto para a nova VW.

Um VW que vai além

Se fosse resumir uma primeira impressão deste lançamento, podemos dizer que o Nivus é muito mais que um carro de bela aparência que já caiu no gosto do consumidor, segundo uma concessionária de Belo Horizonte, todos os pedidos para o próximo mês de novembro, já estão comprometidos.

Onde exatamente seu design se encaixa, ele pode ser um cupê urbano, um SUV com traços diferenciados ou um misto destas duas opções. O que interessa para a Volkswagen é que este novo modelo inaugure um novo e inédito segmento de mercado.

O projeto, em sua totalidade, foi desenvolvido pelo time de engenheiros e designers da filial brasileira e será o primeiro modelo da marca alemã, projetado no Brasil, que terá produção também no exigente mercado europeu.

Bem equipado

A relação de equipamentos que ele traz desde sua versão de entrada o coloca dentro de um patamar acima do nível, tecnologicamente, falando, de muitos competidores ate de segmento superior.

Está na interatividade o "pulo do gato" neste universo que todos os fabricantes estão correndo atrás. Um dos grandes diferenciais do modelo está em seu infotainment de última geração, são duas telas de 10 polegadas (do tamanho de um tablet) interligadas.

Ele foi feito no Brasil e fala o português que o consumidor brasileiro entende. O VW Play, como foi denominado, conta com uma tela de alta definição e quem segundo a fabricante, estabelecerá um novo patamar em termos de conectividade.

Por dentro do Nivus

A VW conseguiu algo difícil, diferenciar o interior do Nivus do de seus irmãos Polo, Virtus e T-Cross, mas não tem como dizer que o visual interno não remeta ao visto no hatch Polo.

Na versão testada, o banco do motorista tem ajuste de altura e quem viaja atrás, conta com saídas de ar-condicionado, uma tomada USB e iluminação no teto.

O volante de pegada esportiva e base achatada é multifuncional e tem os comandos do rádio, celular, controlador de velocidade, computador de bordo, viva-voz e o Front Assist. O porta-malas do Nivus é maior do que o visto no T-Cross e oferece capacidade volumétrica de 415 L.

Segurança

Equipamentos de segurança inéditos, em modelos de sua categoria, estão presentes no Nivus, como o ACC (Adaptive Cruise Control), que permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente.

Outra boa novidade em termos de recurso de segurança é o AEB (Autonomous Emergency Brake), que ao identificar o eminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, presente, também, o Front Assist, sistema que, por meio de radar e sensores, monitora o tráfego e alerta o motorista, de forma sonora e visual, para evitar colisões.

Cena urbana

O motor é o conhecido motor 1.0 TSI, de 128 cv e 20,4 kgmf de torque, sempre acompanhado da caixa de transmissão automática de seis velocidades, que dá, e bem, conta do recado.

O Nivus começa a fazer parte da cena urbana da cidade, seu visual com estilo diferenciado da maioria quadrada dos SUVs convencionais, o destaca na paisagem e chama de fato, atenção. Isso, aliado ao conteúdo, que tem na tecnologia e conectividade seu ponto alto. 

Quer ficar bem informado sobre as notícias automotivas? Siga o Super Motor @supermotoroficial no Instagram, e nos acompanhe também pelas ondas da rádio Super 91.7 FM.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.