Tecfácil

WhatsApp clonado? Saiba o que fazer e como manter sua conta protegida

Golpe fez mais de 5 milhões de vítimas no Brasil em 2020; veja as dicas para evitar dor de cabeça

Qui, 04/11/21 - 07h41
Veja como manter sua conta protegida | Foto: Pixabay

Certamente você conhece ou já ouviu falar de alguém que tenha tido o WhatsApp clonado. Não é raro ler nas redes sociais avisos como:  “Se receber uma mensagem minha pedindo dinheiro, não sou eu. Tive minha conta roubada”. Nem mesmo famosos como Giovanna Antonelli e Julio Rocha escaparam dessa. As vítimas, inclusive, ultrapassaram os 5 milhões no Brasil em 2020, segundo levantamento da empresa de segurança digital PSafe. 

A boa notícia é que é possível se prevenir de fraudes deste tipo e manter o WhatsApp seguro. A equipe da Tecfácil conversou com o Renato Franzin, pesquisador da Escola Politécnica da Universidade da USP de São Paulo, e separou algumas dicas que podem ajudar a garantir a segurança dessa ferramenta que se tornou tão essencial no dia-a-dia de todo mundo.

A primeira delas e a mais importante é não compartilhar o código de validação do WhatsApp com ninguém. “Esse mesmo mecanismo de enviar o sms com o código para validar o aplicativo tem sido utilizado maliciosamente para capturar sua conta e transferi-la para outro aparelho”, explica Franzin. “Então, se você recebe algum código para validação, esse código só deve interessar a você”, orienta. 

O pesquisador reitera que essa é a única maneira de clonar ou roubar a conta de WhatsApp de alguém, já que é através do código de validação, enviado por SMS, que a conta pode ser utilizada em um novo dispositivo. E é exatamente disso que se trata o golpe da clonagem do WhatsApp: quando alguém passa a utilizar a sua conta em outro dispositivo sem a sua autorização. 

E como se proteger da clonagem de WhatsApp?

Para reforçar a segurança, Franzin recomenda a validação em duas etapas, orientação da própria plataforma do WhatsApp.

Para adicionar o recurso, basta seguir as etapas:

- Abra o WhatsApp e toque em Configurações.
- Toque em Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.
- Insira um PIN (senha) de 6 dígitos e, em seguida, confirme-o.
- Insira um endereço de e-mail ao qual você tem acesso ou toque em Pular se não quiser adicionar um endereço de e-mail. Recomendamos que você adicione um endereço de e-mail para que você possa redefinir a confirmação em duas etapas e manter sua conta segura.
- Toque em Avançar.
- Confirme o endereço de e-mail e toque em Salvar ou OK.

“Quando você faz essa validação em duas etapas, são duas vantagens: a primeira, é que sua conta de WhatsApp fica vinculada a um e-mail, então, no futuro, se você tiver um problema, você pode informar esse e-mail para recuperar a sua conta. A segunda vantagem é que, periodicamente, vai ser pedida a senha que você cadastrou para entrar no aplicativo. Então, mesmo que alguém, em algum momento, capture sua conta, ele não vai saber essa senha e não vai conseguir utilizá-la”, destaca o pesquisador. 

Para mais informações sobre o recurso, você pode clicar aqui.

Tive meu WhatsApp clonado, como recuperar?

Se você já foi vítima do golpe e precisa recuperar sua conta, vai precisar seguir alguns passos e todas as dicas que demos acima serão importantes. 

Mais uma vez, o código recebido por SMS será o protagonista. Para recuperar o acesso à sua conta, você deve entrar no WhatsApp com o seu número de telefone e confirmá-lo com o código de seis dígitos recebido através de SMS. Assim que você inserir o código de seis dígitos recebido por mensagem de texto, a pessoa que estiver usando sua conta será desconectada automaticamente.

Isso não aconteceu e foi pedido um código de confirmação de duas etapas? Informe o PIN, a senha de seis dígitos cadastrada por você. Caso você não se lembre ou não tenha ativado a função, você precisará aguardar sete dias para poder acessar sua conta. Mas, enquanto isso, o criminoso poderá utilizar o seu WhatsApp, portanto, a recomendação é entrar em contato com o suporte da plataforma através do site oficial explicando o que aconteceu.

Quer mais dicas? Acompanhe também a Tecfácil no Bom Dia Super, da Rádio Super 91,7 FM, às terças e quintas.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.