Investimento

Agência Nacional Italiana de Turismo lança campanha em Belo Horizonte

Vídeo promocional será veiculado no aeroporto de Confins; entidade apresentou, em evento, dados sobre o fluxo de passageiros entre os países

Por Da redação
Publicado em 17 de janeiro de 2020 | 16:25
 
 
Dario Savarese, Valentino Rizzioli, Fernanda Longbardo e Cristiano Jardim Shirley Pacelli

Em evento realizado nesta quinta-feira, 17, no Consulado da Itália em Belo Horizonte, a Agência Nacional Italiana de Turismo (ENIT) lançou a campanha “Viva a beleza, você está na Itália”, de promoção do destino. Um conteúdo audiovisual, com imagens de pontos turísticos de diferentes regiões do país, será veiculado no aeroporto de Confins durante o próximo mês. A iniciativa contou com a colaboração da Câmara Ítalo Brasileira de Comércio e a BH Airport. Desde dezembro, a ação acontece também no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. 

Durante o encontro, a entidade apresentou dados sobre o fluxo de passageiros entre os países. Em 2018, a Itália recebeu 2,5 milhões de visitantes brasileiros, especialmente nos meses de maio (primavera italiana), julho (férias no Brasil e verão europeu) e setembro (temperatura ainda agradável). “A Itália ocupa o segundo lugar na preferência dos brasileiros na Europa. Mas sempre foi o destino mais sonhado”, destacou Fernanda Longobardo, diretora da ENIT Brasil. Segundo ela, o único impeditivo para o brasileiro viajar para terras italianas é mesmo o câmbio desfavorável. “Os serviços são bem competitivos”, esclareceu. 

Cristiano Jardim, da BH Airport, destacou a importância do modal aéreo para impulsionar a ida de mais mineiros para destinos italianos. Como incentivo à implantação de um voo entre Belo Horizonte e Itália, Jardim destacou que a BH Airport está aberta à isenção de tarifas aeroportuárias às companhias interessadas - uma receita em torno de R$ 10 milhões. “O nosso dever de casa a gente está fazendo”, disse Jardim.  

 

Minas x Itália

Dario Savarese, cônsul da Itália em Minas Gerais, ressaltou que Minas têm um potencial turístico enorme tanto religioso, quanto gastronômico e arquitetônico. Por isso, tão importante quanto levar mineiros para Itália, seria receber italianos no Estado. “Esse tipo de relação pode funcionar só se aumentarem as conexões diretas ou indiretas (voos). Esse é um dos objetivos do consulado”, disse Savarese. 

“Minas Gerais tem uma presença muito forte no sul da Itália. Vale a pena despertar essas pessoas para conhecerem a cidade de seus bisavós. Um laço que pode se transformar em relações comerciais”, completou Valentino Rizzioli, presidente da Câmara Italiana de Comércio em MG.

 

Levantamento

De acordo com dados do ENIT, Roma, Toscana e a região de Vêneto são, respectivamente, os destinos mais procurados pelos viajantes brasileiros. A principal motivação para as viagens são o turismo cultural, seguido pelas atrações balneárias como a Costa Amalfitana e, por último, a enogastronomia - que está “na moda”.  

Com enorme potencial, o agroturismo começa agora a ser trabalhado pela entidade de turismo nacional italiana. Nessa tipo de experiência, o visitante tem a oportunidade de se hospedar na casa de italianos, acompanhar o processo de produção de queijos, azeite ou vinho e ainda saborear a comida de legítimas “mammas”. A relação de acomodações pode ser acessada em agriturismo.it.