Semana Santa

Allan Souza Lima e Dalton Vigh estreiam "Paixão de Cristo" de Nova Jerusalém

Em seu 55º ano, espetáculo vem com uma série de novidades, desde efeitos especiais até cenografia e figurinos renovados

Por O Tempo
Publicado em 25 de março de 2024 | 21:37
 
 
Novos figurinos e efeitos especiais e mais realismo são as novidades da encenação Foto: Wilker Mattos / Divulgação

Estreou no dia 23 a temporada 2024 de espetáculos da “Paixão de Cristo” de Nova Jerusalém. O evento acontece no maior teatro ao ar livre do mundo, localizado no município do Brejo da Madre de Deus, a 180 km do Recife, em Pernambuco. Em seu 55º ano, o grandioso espetáculo está surpreendendo o público com uma série de novidades, desde efeitos especiais até cenografia e figurinos renovados.

No sábado (23), um público de aproximadamente 11 mil espectadores compareceu à apresentação, um aumento de 22% em relação ao ano anterior. “A presença do público muda o espetáculo e a energia que ele passa vai crescendo com a gente e isso só contribui. É como estar se apresentando no Rock in Rio, ver um mar de gente na sua frente”, afirma o ator Dalton Vigh, que interpreta Pôncios Pilatos na encenação.

Para Robinson Pacheco, coordenador geral do espetáculo, o significativo aumento de público reflete não apenas a popularidade duradoura da encenação, mas também a crescente relevância e apelo desse evento teatral único. “A ‘Paixão de Cristo’ de Nova Jerusalém não é apenas uma peça de teatro, é uma experiência que transcende o palco, envolvendo os espectadores em uma jornada espiritual e emocional que ressoa com os valores fundamentais da humanidade”, afirma. A expectativa dos organizadores é de que este ano a encenação receba cerca de 70 mil pessoas em oito dias de apresentações. 

Consolidada como uma das principais atrações turísticas durante a Semana Santa no país, a “Paixão de Cristo” pernambucana é uma experiência imersiva e emocionante em uma das histórias mais antigas da humanidade. Ela está sendo contada graças aos avanços tecnológicos que possibilitaram a inclusão de novos efeitos especiais para criar momentos de impacto e realismo, transportando o público para os cenários bíblicos da época de Jesus.

Além disso, a cenografia foi aprimorada, trazendo uma atmosfera mais autêntica e grandiosa aos palcos de Nova Jerusalém. “Cada detalhe é cuidadosamente pensado para proporcionar uma experiência visualmente deslumbrante, que promete encantar espectadores de todas as idades”, afirma Pacheco. “Cultura não é tudo, mas é quase tudo. A ‘Paixão de Cristo’ de Nova Jerusalém é cultura pura”, acrescenta.

Os figurinos, que têm a coordenação de Marina Pacheco, também receberam atenção especial, com designs renovados que combinam autenticidade histórica com estética primorosa. Os trajes dos personagens principais ganharam nova estética, ressaltando a beleza e o simbolismo de cada cena. Como todo o ano, o elenco principal foi renovado: Allan Souza Lima, no papel de Jesus; Mayana Neiva, como Maria, e Dalton Vigh, como Pôncio Pilatos.

No elenco pernambucano, Eduardo Japiassu estreia no papel de Herodes, Fernanda Espíndola, como Herodíades, e o veterano José Mário Austregésilo, Anás, e Marina Pacheco, Maria Madalena, e José Barbosa e Washington Machado como Judas e João, respectivamente. Ao todo são 50 atores e atrizes, além de cerca de 400 figurantes que têm a direção artística de Lúcio Lombardi e assistência especial de direção de Alberto Brigadeiro. Nos bastidores, a “Paixão de Cristo” agrega ainda cerca de 2.000 profissionais incluindo técnicos, eletricistas, sonoplastas, contrarregras, maquiadores, cabeleireiros e camareiras, entre outros.

Os ingressos para a temporada de espetáculos já estão à venda pelo site oficial Nova Jerusalém.

Como chegar em Nova Jerusalém 

Para quem quer assistir ao espetáculo da “Paixão de Cristo” em Nova Jerusalém, existem várias opções de transporte. A mais comum é contratar um serviço de ônibus de turismo ou van. A alternativa é se juntar a uma caravana organizada por amigos, igrejas, clubes ou associações, que costumam oferecer pacotes especiais. Quem prefere ir de carro próprio também encontra facilidade, pois as estradas que ligam Fazenda Nova ao Recife e a Caruaru são duplicadas em sua maior parte, bem-conservadas e sinalizadas.

Os turistas que optarem por pacotes de hospedagem em Recife, Gravatá, Caruaru ou Porto de Galinhas, podem adquirir o passeio para assistir ao espetáculo oferecido pela agência de receptivo local Luck Viagens, pelo telefone (81) 3366- 6222 ou pelo site Luck Viagens. O pacote inclui transporte de ida e volta em ônibus especial para turismo, guia turístico e parada na famosa feira de Caruaru para conhecer o artesanato regional e saborear uma deliciosa comida regional. Em Recife, o ônibus sai do aeroporto e, em Porto de Galinhas, o turista tem acesso ao transporte nos hotéis e pousadas.