Norte do país

Argentina reabre o Trem das Nuvens

Principal atração de Salta voltou a funcionar no último dia 9

Sex, 15/01/21 - 16h29
Tren a las Nubes em Salta, na Argentina | Foto: Instagram/Reprodução

No dia 9 de janeiro, na localidade de San Antonio de los Cobre,  o governo argentino reinaugurou o Trem das Nuvens, uma das principais atrações turísticas da província de Salta.

Cerca de 500 pessoas realizaram o percurso em duas viagens. No evento, Mario Peña, ministro de Turismo e Esportes de Salta, destacou que desde esse momento a província iniciava um "caminho de recuperação". 

Nesse mesmo tom, do Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur), órgão oficial de turismo do país, lançou um vídeo que mostra imagens e segue o trajeto da icônica atração turística. "Em Salta você vai poder tocar o céu com as mãos", era o slogan.

O trajeto começa em San Antônio de los Cobres, no norte da Argentina, e chega a 4.200 m de altitude. É um dos percursos ferroviários mais altos do mundo. Por 217 km, ele passa por paisagens belíssimas, cruza vilarejos pitorescos e chega ao viaduto La Polvorilla, uma ponte de ferro considerada a maior obra da engenharia argentina no século XX.

O passeio no Trem das Nuvens é realizado em três etapas: a primeira inicia às 7h, com saída do ônibus de Salta a San Antonio de Los Cobres. A segunda parte corresponde ao itinerário de trem, que inicia ao meio-dia e tem como final o viaduto La Polvorilla. Na terceira, o visitante retorna a San Antonio, de onde viaja de ônibus a Salta, com parada em Santa Rosa se Tastil. O custo é de US$ 126.

Desenhado nos anos 20 pelo engenheiro norte-americano Ricardo Fontaine Maury, a obra foi criada para conectar a província argentina de Salta e o Chile, através da cordilheira dos Andes, de modo que fosse possível fazer o transporte de minerais da chilena Antofagasta.

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.