Argentina

Bariloche registra a primeira grande nevada nesta terça-feira e anima o turismo

Durante toda a manhã e meio-dia, a neve se fez presente na cidade e nas montanhas, vestindo-as de branco

Por Da Redação
Publicado em 25 de maio de 2022 | 12:07
 
 
A cor branca cobriu as estradas e as árvores nesta madrugada Emrpotur/Divulgação

Com todos os serviços funcionando normalmente e com a estrutura turística totalmente habilitada, Bariloche, na Argentina, recebeu a primeira grande nevada do ano nesta terça-feira (24). A queda expressiva de neve inaugura uma temporada que promete ter recorde de visitantes, conforme as expectativas da Emprotur, órgão oficial de turismo da cidade.
 
No Cerro Catedral, as primeiras acumulações de neve chegaram a 30 cm de altura no setor de Punta Nevada e até os 40 cm em um dos pontos mais altos da montanha. Para acessar o destino, o teleférico é o meio mais convencional. No cume do monte, também se encontra a tradicional confeitaria giratória, local onde é possível observar algumas das paisagens mais atrativas de Bariloche, assim como os lagos no entorno.
 
As condições de tempo indicam que continuará nevando nos próximos dias, especialmente no fim de semana. O cenário é favorável para inaugurar a temporada de esqui, tão apreciada durante o inverno.
 
Diante das precipitações dos flocos ainda em maio, o secretário de Turismo de Bariloche, Gastón Burlon, vê com otimismo o período de inverno. “As distintas promoções existentes para as hospedagens, as variadas opções de destinos para visitação, as novidades nos centros de neve e o aumento da conectividade aérea entre Bariloche e o Brasil nos fazem acreditar que a temporada será de bons números e agradará aos turistas”, ressalta Burlon.

 

Novos voos

 
Durante a recente feira WTM Latin America, o Instituto de Promoção Turística (Inprotur), órgão oficial de turismo do país, negociou com operadoras brasileiras e companhias aéreas novos voos e a formatação de pacotes para o destino. Também anunciou o início, a partir de 5 de junho, de quatro voos semanais e diretos da Aerolineas Argentinas de São Paulo para Bariloche.
 
Neste ano, as novidades no destino são a modernização da estação de esqui Cerro Catedral, a principal da cidade, com novas pistas, o que aumenta em 25% a pista esquiável na parte superior, um teleférico quadrúplo e um sistema de faricação de neve. Os investimentos foram de cerca de US$ 22 milhões. Atualmente, Certo Catedral possui 120 km de pistas e 32 meios de elevação.
 
Dos 600 mil visitantes do destino pré-pandemia, 20% eram brasileiros. Em  2019, Bariloche recebeu cerca de 40 mil turistas oriundos do Brasil. A expectativa da Emprotur é recuperar os mesmos números de antes da pandemia.
 
Para entrar na Argentina, o turista precisa apresentar certificado de vacinação completa, contratar seguro-saúde com cobertura para a Covid-19 e preencher declaração online juramentada de saúde. Os visitantes não-vacinados precisam realizar teste de PCR na entrada e aguardar o resultado.