Viagens incríveis

Conheça Jodhpur, a Cidade Azul do Rajastão na Índia

Destino guarda ares provincianos e um patrimônio riquíssimo, com destaque para o forte de Mehrangarh

Por Rafael Romeiro
Publicado em 01 de outubro de 2019 | 03:00
 
 
Jodhpur, a cidade azul pixabay

Embora a Índia seja um país de dimensões continentais, a maior parte dos turistas acaba visitando apenas o chamado “Triângulo Dourado”, composto pela cidade onde fica o Taj Mahal, monumento mais conhecido do país, e Jaipur, a principal cidade do Estado do Rajastão. 

Jodhpur, também conhecida como a “Cidade Azul”, fica localizada a 350 km a oeste, na entrada do deserto de Thar. Apesar de sua população de cerca de 1 milhão de habitantes, guarda ares provincianos e um patrimônio riquíssimo, com destaque para o forte de Mehrangarh.

A mais impressionante fortaleza do país foi construída no século XV no alto de uma colina, dominando toda a cidade. A visita dos interiores e a vista lá de cima são imperdíveis, com a grande quantidade de casas azuis que dão origem ao codinome da cidade, se destacando no horizonte.A pintura azul foi utilizada no passado para indicar as casas que pertenciam a brâmanes, o grupo de nível mais alto no sistema de castas indiano e únicos que tinham direito a usar esse tom índigo na fachada.

 


Palácio/hotel

Outra construção que se destaca no horizonte é o grandioso palácio de Umaid Bhawan, que levou 15 anos para ser construído, mesmo com a mão de obra de mais de 3.000 operários. 
Inaugurado em 1929, uma parte é hoje residência do marajá Gaj Singh II e sua família, e a outra parte foi convertida em um impressionante hotel operado pelo grupo Taj, o mais importante da Índia. 

Já na chegada para o check-in, os hóspedes começam a se sentir parte da realeza, sendo recebidos com uma chuva de pétalas de rosa ao rufar de tambores. 

Apesar de ser um dos principais monumentos da cidade, o palácio não está aberto para visitantes externos, apenas hóspedes do hotel ou convidados do marajá, mais um motivo para considerá-lo como a melhor opção para sua estadia. 

Para quem acha o clima palaciano sério e opulento demais, o Hotel Raas, no centro da cidade, mescla à perfeição design moderno com toque rústico. A piscina tem vista para o forte de Mehrangarh e um restaurante superdescolado.

Mercados

O centro de Jodhpur abriga um dos melhores e mais autênticos mercados indianos, com destaque para as lojas de especiarias e tecidos. A entrada discreta de uma delas, a Maharani Textiles, não dá pistas do que se pode encontrar lá dentro. 

Pilhas e pilhas de tecidos dos mais diferentes estilos e qualidades se espalham por diversos andares. O melhor, no entanto, é agendar um horário para ser recebido pelo dono, hoje na quinta geração de descendentes do fundador. 

Exímio vendedor, Mukesh Jain chega a ser uma atração à parte – já está acostumado aos olhares desconfiados quando começa a mostrar peças que ele faz para marcas como Armani, Kenzo e Hermés ou quando fala de seus clientes célebres, como o ator norte-americano Richard Gere, que, segundo ele, levou 108 peças de uma vez.

Deserto/savana

A localização de Jodhpur, entre o deserto, ao norte, e a savana, ao sul, é estratégica para se estender a viagem a dois lugares fenomenais para quem curte uma experiência na natureza. 

O The Serai oferece hospedagem em 14 luxuosas tendas em Jaisalmer, no meio do deserto. Já o Jawai Camp tem oito tendas com piscina privativa e fica em um dos melhores pontos para observação de leopardos, incluindo as saídas para safári ao amanhecer e no final do dia, além de todas as refeições e uma infinidade de experiências. Ambos fazem parte do exclusivo portfólio da associação de hotéis de luxo Relais & Châteaux.

 

Quick tips

Oetker (I)
Hotéis renovados
Em um jantar exclusivo em São Paulo, a Oetker Collection, proprietária de nove dos melhores hotéis do mundo, anunciou a reabertura do incrível Eden Rock, em St. Barth, em um grande projeto de revitalização. Outros que acabam de ser renovados são o Bristol, um dos exclusivos hotéis-palácio de Paris, e o Jumby Bay, que fica em uma ilha privativa ao lado de Antígua, no Caribe.

Oetker (II)
Castelo como uma casa

Outra novidade da Oetker Collection são os Masterpiece Estates, coleção de nove castelos escolhidos a dedo que podem ser alugados pelos clientes com serviço exclusivo de hotelaria cinco estrelas. A maioria das propriedades está no Reino Unido, mas há opções na França, como o lindo Château d’Estoublon, na Provence, que, além de tudo, produz ótimos vinhos e azeites.

St. Martin
Primeiro hotel all inclusive

A ilha de St. Martin tem a particularidade de ser dividida entre França e Holanda, o que confere uma experiência cultural única, além da beleza das praias. A novidade da ilha é a inauguração, no início de 2020, do Secrets St. Martin, primeiro hotel all inclusive da parte francesa. A marca Secrets é da rede AMResorts, renomada pela sua expertise em resorts de luxo com tudo incluído.

Canouan
Caribe com exclusividade 

A mais exclusiva novidade no Caribe é o Mandarin Oriental Canouan, aberto na ilha de mesmo nome, parte do arquipélago de São Vicente e Granadinas. São 39 acomodações, entre villas e suítes, sendo que a menor delas tem 120 m². Para chegar até lá, o hotel tem seu próprio avião, que opera voos também de Barbados e Santa Lucia.

Quer conferir os bastidores das nossas viagens e ter acesso a dicas quentes de turismo no seu feed? Siga-nos no Instagram @superviagemoficial.