Gastronomia

Conheça sete restaurantes imperdíveis em Lima, no Peru

País sul-americano vai além de atrativos históricos e naturais; destino foi eleito pela sexta vez consecutiva como a “melhor culinária do mundo” pela World Travel Awards

Sáb, 20/10/18 - 03h00

Nem só da lendária cidade perdida de Machu Picchu é feito o Peru. O destino, que é reconhecido pelos viajantes por sua história, natureza e cultura, também é um tentador convite ao universo gastronômico. Em setembro, o país participou da 46ª Abav Expo Internacional de Turismo, em São Paulo, com estande institucional voltado para a gastronomia.

No ano passado, o país sul-americano foi eleito, pela sexta vez consecutiva, como o Melhor destino culinário do mundo pela World Travel Awards. Além disso, dez restaurantes peruanos compõem a lista dos 50 melhores da América Latina – três deles estão na lista mundial dos 50 melhores deste ano. Tudo isso mostra que a gastronomia do destino é um fenômeno que merece (e muito) sua atenção.

Capital

Especialmente na capital Lima, é possível encontrar várias especialidades e cozinhas tradicionais, além de restaurantes premiados a nível mundial. A matéria-prima e os produtos colhidos nas terras peruanas tornaram possível a consolidação e o reconhecimento do potencial culinário do país, hoje um símbolo gastronômico internacional. Para cada tipo de cozinha, existe uma casa no Peru que se destaca como especialista. Conheça a seguir algumas das casas peruanas imperdíveis.

 

La Mar

Reconhecido mundialmente por sua culinária de peixes e mariscos, o La Mar propõe a seus clientes serem cativados por um criativo repertório de ceviches a cargo do chef Andrés Rodríguez, leal ao império gastronômico de Gastón Acurio, dono do restaurante. Além dos extravagantes ceviches com polvo, ouriço-do-mar, camarões e garoupa, la chalaca de causas, prato com caranguejo, molho derretido, abacate e molho tártaro, é o mais solicitado da casa. Informações no site lamarcebicheria.com/es/Lima.

 

Fiesta

Melhor representante da cozinha peruana do Norte. É dirigida pelo chef Héctor Solís. Experimente o arroz com pato à la chiclaya e o chinguirito (espécie de ceviche de um peixe típico da região chamado guitarra). Inf.: restaurantfiestagourmet.com.

 

Osso

Se destaca como a melhor grelha de luxo do Peru, com a peculiaridade de ter começado como um açougue com o chef Renzo Garibaldi. Osso pode ser o restaurante menos autenticamente peruano nesta lista, mas também pode ser o melhor lugar na América do Sul para comer carne. Inf.: osso.pe.

 

Amaz

É a referência latino-americana por excelência da cozinha amazônica. Com um amplo conhecimento da região e um foco particular nos ingredientes frescos e tradicionais da floresta, o chef Pedro Miguel Schiaffino impõe seu toque selvagem aos pratos como o ceviche, o tacacho (feito á base de banana) e a cecina (espécie de carne desidratada). Mesmo o menu de bebidas oferece uma interessante variedade de frutas raras. Inf.: amaz.com.pe.

 

Maido

É o número 1 na América Latina – oitavo a nível mundial – e é reconhecido por sua cozinha nikkei. Maido está localizado no coração do bairro de Miraflores e guarda o tesouro dos segredos da cozinha japonesa, uma tradição cheia de detalhes que o chef Mitsuharu Tsumura. O menu oferece uma grande variedade de pratos. Informações: maido.pe.

 

El Rincón que No Conoces

É ícone da culinária afro-peruana e destaque por sua cozinha crioula. Fundado pela chef Teresa Izquierdo, inclui uma grande quantidade de guisados que variam diariamente, onde se pode saborear mais de 30 pratos. Inf.: elrinconquenoconoces.pe.

 

Central

Está classificado como o segundo melhor restaurante da América Latina e o quinto melhor do mundo pela reconhecida culinária de renome do chef Virgilio Martínez. Sua filosofia recupera a tradição pré-colombiana de troca e intercâmbio entre as comunidades da costa, das montanhas e da selva, com ingredientes de altitudes de até 3.500 m até o nível do mar, com todos os tipos de peixes e mariscos. O menu destaca as vieiras temperadas com rocoto peruano picante e transformadas em uma crosta com textura de merengue. Os clientes podem escolher para acompanhar seus pratos uma seleção de batatas peruanas decorada com muña, uma espécie de menta. Inf.: andinacentralrestaurante.com.pe.

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.