Centro de Portugal

Entre Lisboa e Porto, as diversas nuances de um belo país

De Figueira de Foz, com extensas e aprazíveis praias, à fortaleza moura de Óbidos, uma região portuguesa para se percorrer de carro

Ter, 11/06/19 - 03h00
Conhecida como a ‘Veneza Portuguesa’, Aveiro tem canais que cortam a cidade, por onde circulam os moliceiros, barcos típicos e coloridos

Com 28 mil quilômetros quadrados e 15 cidades, o Centro de Portugal encanta os viajantes pelas praias, pela natureza exubeante, pelas vilas históricas e pela excelência da gastronomia. Para explorar a região localizada entre Lisboa e Porto, o ideal é se locomover de carro.

Se você não tiver pressa, é possível fazer um roteiro completo por todas essas cidades. Caso a viagem seja curta, vale um bate e volta a partir de Lisboa para o destino que mais combinar com seu perfil. Selecionamos aqui algumas dessas instigantes cidades.

Peniche

Surfe. Desde tempos imemoriais, Peniche viveu intimamente ligada ao mar. Inicialmente era uma ilha, mas com o vento e as marés tornou-se península. Importante porto de pesca de Portugal, a cidade litorânea possui praias que garantem ondas fortes em qualquer época do ano, o que tornou o destino prestigiado pelos surfistas. É também dali que partem os passeios para a ilha das Berlengas, reserva natural de águas transparentes.

Fátima

Peregrinação. Fátima é um destino de fé, onde, em 1917, conta-se que a Virgem Maria apareceu diversas vezes para três crianças. Esse milagre mudou os rumos da cidade, que hoje conta com um santuário para homenagear a santa. As maiores manifestações dos devotos ocorreram em 13 de maio e 13 de outubro.

Aveiro

Canais. Conhecida como a ‘Veneza Portuguesa’, Aveiro tem canais que cortam a cidade, por onde circulam os moliceiros, barcos típicos e coloridos. Além do passeio de barco, é possível ver construções art nouveau e visitar fábrica de porcelana.

Figueira da Foz

Praia. Sol e mar com abundância é o que se pode encontrar nessa cidade da foz do Mondego, a 40 km de Coimbra. Extensas praias de areia branca convidam a férias tão repousantes quanto divertidas. Além de praias, pode-se preciar o património histórico da cidade e frequentar o cassino. Se animar ainda, passe por Coimbra, onde está mais antiga instituição lusófona do mundo. A cidade dos poetas e do fado é também a terra de Inês de Castro e do rei dom Pedro, personagens que viveram uma trágica história de amor. Conheça a Quinta das Lágrimas, molhe os pés no rio Mondego ou deixe-se perder na exuberante Mata do Buçaco.

Óbidos

História. Envolvida por muralhas e coroada por um castelo, Óbidos é uma fortaleza medieval. Casas brancas e ruas de pedra dão charme especial à vila. Entre os eventos destacam -se Festival de Chocolate, em março, e o Festival de Música Antiga, em outubro.

Podcasts Relacionados

(2) comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Fernanda Alves 11:02 AM Jun 11, 2019
A primeira foto é de Aveiro e a legenda, que deveria estar na segunda foto, é sobre Óbidos.
0
Denunciar

Antônio Jair 11:52 AM Jun 11, 2019
TEM RAZÃO. ESTIVEMOS EM ÓBIDOS, E A SEGUNDA FOTO É DESTA CIDADE MEDIEVAL DIFERENCIADA.
0
Denunciar

Leia mais
LEIA MAIS
Point dos instagrammers
Relações Exteriores
Aéreas
"London Eye portenha"
Férias
'Vainkará'
Rio de Janeiro
Aérea
Tradição
Evento