Alerta

EUA recomendam cidadãos a 'não viajar' a 141 países do mundo, incluindo o Brasil

Entrada de visitantes da África do Sul, China, Irã, Irlanda, países da União Europeia (UE) e Reino Unido permanecem suspensas

Ter, 20/04/21 - 17h58
Aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro | Foto: Pixabay

Com quase metade (49,7%), ou seja 128 milhões, de adultos vacinados com a primeira dose contra o coronavírus até agora, segundo os últimos dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o Departamento de Estado dos Estados Unidos emitiu nota alertando cidadãos norte-americano para "não viajar" a 141 países do mundo.

Recentemente, a entrada nos Estados Unidos já estava suspensa para a maioria dos estrangeiros que estiveram na África do Sul, Brasil, China, Irã, Irlanda, países da União Europeia (UE) e Reino Unido. A travessia da fronteira terrestre também foi temporariamente suspensa para estrangeiros em viagens ao Canadá e ao México.

Nível 4
Até agora, estão no nível 4, com risco muito alto de contágio, destinos como Arábia Saudita, Argentina,  Chile, Costa Rica, Egito, Indonésia, Jordânia, Maldivas, países da África, Panamá, Peru, Rússia e Uruguai, só para algumas das 141 nações da nova lista. No nível 3, grau alto, estão 18 países e no nível 2, considerado moderado, 31. No nível 1, considerado baixo risco, estão 31 destinos, entre eles Austrália, Nova Zelândia, Tailândia, Taiwan e Vietnã. 

No início do mês, o CDC anunciou que os cidadãos norte-americanos vacinados completamente contra a Covid-19 podem viajar com segurança pelos Estados Unidos com "risco baixo. Para viagens internacionais, eles não precisam fazer um teste antes da viagem — a não ser que o destino final o exija — nem quarentena individual após o retorno. 

O CDC considera pessoas completamente vacinadas aquelas duas semanas depois que recebeu as duas doses requerida do imunizante da Pfizer-BioNTech e da Moderna ou a dose únca da Johnson&Johnson contra Covid-19. O CDC aconselha que qualquer um que ainda não tenha sido vacinado continue a evitar viagens dentro do país e até ao exterior.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.