12 de outubro

Feriado prolongado: isolar-se virou uma tendência; veja roteiros em MG

Parques, hotéis afastados de centros urbanos e roteiros de natureza ganham a preferência dos viajantes na pandemia e são boas dicas para o próximo feriado

Por Paulo Campos
Publicado em 06 de outubro de 2020 | 11:16
 
 
Fazenda Boa Esperança, em Florestal Associação Roteiros de Charme/Divulgação

Uma fazenda centenária que oferece hospitalidade e sabores. Um parque natural para se caminhar por trilhas e se banhar em cachoeiras. Um roteiro para se contemplar paisagens. 

O “turismo de isolamento” é um conceito novo, mas já vinha se configurando como tendência havia alguns anos em determinados segmentos de mercado, como, por exemplo, o de luxo. 

Como a retomada do turismo, segundo as pesquisas, começará pelo regional, a procura por destinos próximos de casa, em viagens curtas e, preferencialmente, de carro, ganhou força. 

“Nossos roteiros são indicados tanto para famílias com filhos quanto para quem viaja sozinho”, afirma Márcia Aco, diretora executiva da Associação Circuito do Ouro.  

Entre os quatro roteiros oferecidos está o Entre Serras: Da Piedade ao Caraça, cuja proposta contemplativa permite que se conheça tanto o Bicame de Pedra, em Catas Altas, quanto o Sítio Arqueológico da Pedra Pintada, em Santa Bárbara. 

Claro, com parada na Fazenda Rancho da Praia, em Barão de Cocais, para experimentar os doces caseiros de Mirtes Maria da Fonseca, quitandeira e agricultora familiar com uma receita irresistível de goiabada cascão, ou os deliciosos produtos feitos com famoso mel de Santa Bárbara. 

“Nosso roteiro pode ser todo montado dentro do próprio site. O turista tem a opção de visita autoguiada ou de contratar uma agência de receptivo credenciada pela associação”, salienta Márcia. 

Um dos quesitos que pesam na escolha dos destinos pelos viajantes são espaços abertos e atividades ao ar livre. “Noventa por cento de nossos associados estão fora de centros urbanos e integrados à natureza”, afirma Helenio Waddington, presidente da Roteiros de Charme. 

Dos 73 hotéis da Associação Roteiros de Charme, seis estão em Minas e, por sua vez, três próximos da capital, entre eles a Fazenda Boa Esperança. 

A fazenda, localizada em Florestal, a 70 km de Belo Horizonte, oferece a hospitalidade mineira, os sabores irresistíveis da culinária e atividades como caminhadas por trilhas e cavalgadas ao luar. 

No quesito natureza, dos 42 parques administrados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), 20 já foram reabertos ao público, como a Mata do Limoeiro. Entre os atrativos estão as cachoeiras do Paredão e Derrubado, a cascata do Limoeiro, a trilha do Bosque, quatro mirantes e a gruta do Limoeiro. 

Rota Lund 

Em agosto deste ano, a Rota Lund ganhou nova sinalização turística. O roteiro é um dos mais curiosos de Minas Gerais. 

Você pode percorrê-lo facilmente de carro em três dias, passando por quatro cidades – Cordisburgo, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo e Sete Lagoas.  

Cada um desses municípios abriga um pedaço do caminho trilhado pelo naturalista dinamarquês Peter Lund, considerado o pai da paleontologia no Brasil. 

Além de Lund e de seu estudo sobre o Homem de Lagoa Santa, conjunto de fósseis humanos, a região é berço do escritor Guimarães Rosa.  

A rota é um convite para conhecer um caminho repleto de histórias e descobertas. É uma viagem que vai da pré-história aos dias de hoje. 

O ponto de partida é o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, em Belo Horizonte. Pela rota turística estão, ainda, o Parque Estadual do Sumidouro, as grutas do Maquiné, da Lapinha e do Rei do Mato, o túmulo do pesquisador e os museus Peter Lund e Casa Guimarães Rosa.

Serviço

Fazenda Boa Esperança. fazendaboaesperanca.com.br. Diárias a partir de R$ 750 a diária c/ pensão completa.

Rota Peter Lund. Acesse minasgerais.com.br

Parque Mata do Limoeiro. Consulte normas de visitação e agendamento no site ief.mg.gov.br. Ingresso a R$ 12.

Associação Circuito do Ouro. Conheça os quatro roteiros do circuito no site circuitodoouro.tur.br