Carnaval de BH

Folia ‘uai’ domina ruas e avenidas da capital

O grande crescimento de blocos carnavalescos, que já chegam a 350, coloca Belo Horizonte entre os mais procurados destinos de Carnaval

Sáb, 11/02/17 - 02h00

De legítimo emissor de foliões por muitos Carnavais, Belo Horizonte se transformou, nos últimos cinco anos, em destino de quem quer curtir os festejos de Momo. Neste ano, pelas ruas da capital mineira vão desfilar 350 blocos – com 416 saídas e ritmos de axé a samba, rock, pop, forró, brega e jazz –, que devem arrastar, segundo a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), cerca de 2,4 milhões de pessoas, sendo 500 mil turistas de várias partes do país. Serão 400 mil carnavalescos a mais que no Carnaval de 2016, o que representa um aumento de público de 20% em relação à última folia.

Na hotelaria, a expectativa é a de uma ocupação média em torno de 45% no mês, podendo chegar, nos dias de pico do Carnaval (de sábado a terça-feira), a mais de 70%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (Abih-MG). No coração da folia, o Othon Palace, por exemplo, já estava (até o dia 10) com 65% de sua ocupação garantida. Como parte da campanha BH, Vem pra Cá!, os hotéis da cidade prepararam tarifas e pacotes promocionais.

Resgate

Apesar de o Carnaval ter se antecipado à inauguração de Belo Horizonte em 1897 e de a cidade ter vivenciado grandes desfiles de blocos caricatos, desde a década de 10, e de escolas de samba, a partir da década de 30, a capital mineira passou por um longo período de total declínio de Momo.

O engenheiro de software Thiago Fonseca é um dos tantos foliões que, tão logo descobriu Momo, iniciou sua saga carnavalesca pelo país afora. Porém, há quatro anos, no rastro dos recém-criados blocos – os pioneiros foram Santo Bando e Bloco do Peixoto, de 2009, e Mamá na Vaca e Trema na Linguiça, de 2010 –, ele decidiu fincar raízes por aqui mesmo. 

“Agora, só viajo no Carnaval se a folia em Belo Horizonte voltar a decair”, afirma ele, que, sacramentando sua afinidade com a festa, integra a bateria do Havayanas Usadas, o bloco dissidente do Baianas Ozadas e que estreia neste Carnaval.


Blocos já saem hoje, e um ‘kandandu’ abrirá a festa

O Carnaval de Belo Horizonte começa oficialmente no dia 24, mas alguns blocos já vão estar nas ruas a partir de hoje, estendendo-se até 1° de março. Quem vai dar as boas-vindas aos foliões são os blocos Tchanzinho Zona Norte, Valetes, Cacique Paratudo, Carnasoul BH, Desblocados e Mais Feliz que Pinto no Lixo, entre outros.

Porém, é na abertura dos festejos, na sexta-feira (dia 24), às 19h, que vai acontecer um grande “kandandu” (abraço, na língua africana kimbundu), marcado pelo encontro de seis blocos afros, capitaneados pelo Fala Tambor, no palco da praça da Estação.

Com o slogan “A cidade é sua, a festa é na rua”, o Carnaval 2017 ainda terá novidades como o Monobloco, do Rio, e o tradicional Zé Pereira (criado em 1867), de Ouro Preto, além de mais de cem estreantes blocos locais.

“Este será, com certeza, o maior Carnaval da história de Belo Horizonte. Porém, o mais importante não é ser o maior, e sim o melhor”, conclui o presidente da Belotur, Aluizer Malab.


Serviço

Aplicativo: Pelo app ‘Carnaval de BH 2017’ (disponível para download), o folião acessa toda programação, serviços (Wi-Fi free, ônibus, postos médicos, banheiros e informações turísticas) e georreferenciamento da folia. 

Alguns desfiles:

Dia 22

. Chama o Síndico (18h, praça da Liberdade)

Dia 25

. Então, Brilha! (9h, rua Guaicurus, 660)
. Approach (14h, av. Brasil, 41, Santa Efigênia)

Dia 26

. Pena de Pavão de Krishna (7h, endereço divulgado no dia anterior)
. Beiço do Wando (8h, rua Ceará, 1.111, Funcionários)

Dia 27

. Baianas Ozadas (8h, av. João Pinheiro)
. Havayanas Usadas (9h, av. Petrolina, 173, Sagrada Família)
. Abre-te Sésamo (20h, praça da Rodoviária)
. Corte Devassa (14h, rua Sapucaí, Floresta)
. Bloco do Zé Pereira (14h,  av. O. N. de Lima, 751, Pampulha)

 

Dia 28

. Juventude Bronzeada  (11h, Floresta)
. Monobloco (16h, portaria Norte do Mineirão)


Hospedagem: A lista dos hotéis está no site oficial.

Site oficial: www.canavaldebelohorizonte.com.br