Mercado

Guia gera expectativa positiva do segmento

Estabelecimentos e produtores estão confiantes de que a iniciativa da Setur vai resultar numa injeção de negócios, empregos e renda em MG

Sáb, 21/10/17 - 02h00

Como a tradicional cozinha mineira é, reconhecidamente, um atributo turístico do Estado – aliás, pesquisa realizada no ano passado apontou que 24% dos visitantes levam na memória sua gastronomia –, o lançamento do “Mapa Gastronômico de Minas Gerais” foi muito bem recebido pelo trade. Todos foram unânimes em considerar o guia como um alavancador de negócios e gerador de empregos e renda para o setor.

Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-Minas), Rodrigo Rodrigues, “o lançamento do mapa vai ter um impacto grande no segmento de bares e restaurantes, à medida que estimula uma maior ida de visitantes aos municípios, em busca de suas especialidades gastronômicas ou de produção de alimentos ou de bebidas”.

Em Belo Horizonte, o destaque, a seu ver, é o Mercado Central que, além de já ser um atrativo turístico consagrado, funciona como “uma vitrine de tudo que é produzido e processado no Estado”.

“A nossa expectativa com essa maior visibilidade dos destinos, de festivais e de produtos do Circuito Terras Altas da Mantiqueira é que tenhamos, com a atração de mais visitantes, um aumento de negócios na região”, comemora Cristina Motta, gestora do circuito, que reúne sete municípios distantes, em média, 450 km de Belo Horizonte. Em Alagoa, por exemplo, são produzidos os queijos mais premiados de Minas, além dos cafés gourmet do produtor Gilberto Souza.
 


“A gastronomia é parte de nossa identidade e tradição”, disse Carolina Pimentel, presidente do Servas, na solenidade de lançamento do mapa