Debaixo d’água

Helicóptero entre naufrágios

Passeios pela baía da Ilha Grande envolvem mergulhos submarinos para profissionais e batismo de iniciantes

Dom, 26/04/15 - 03h00
Helicóptero que caiu na baía da Ilha Grande em 1998 é atração para mergulhadores iniciantes | Foto: Ary Amarante/divulgação

A Ilha Grande tem o único naufrágio de helicóptero que virou atração turística. Na Lage do Matariz, na ponta norte, está o que sobrou do helicóptero que caiu em janeiro de 1998, matando o empresário Eduardo Tapajós, dono do Hotel Glória. Os destroços do Esquilo estão a uma profundidade de 9 m a 12 m.

A região onde estão o helicóptero e o Pinguino também é conhecida pelos pontos naturais, como a Ponta do Bananal, a Ponta Grossa, a Ponta Longa e a Ponta do Alvo. Todas grandes prolongamentos de terra com paredões rochosos cheios de vida. As pequenas ilhas em volta também são paradas disputadas, como a dos Meros, dos Ganchos (quase em Paraty) e do Jorge Grego, que fica em frente à praia de Lopes Mendes.

“Essa, por estar voltada para o oceano, é uma das que reúnem maior variedade de vida marinha. Quando a visibilidade está boa, é um dos melhores lugares”, garante Daniel Gouvêa, sócio da Elite Dive Center, uma das empresas de mergulho na ilha, que tem passeios tanto para iniciantes, os chamados batismo, quanto para mergulhadores experientes.

Pernoite

Quem já tem certificado e quiser passar mais tempo na água pode optar pelos chamados live aboard. Esse serviço oferece saídas com pelo menos um pernoite no mar, em embarcações preparadas para isso. Há seis do tipo no Brasil, duas atuando na Ilha Grande, mas baseadas em Paraty. Armando Haja é sócio de um deles, o Antares, barco de 96 pés e três andares, com capacidade para 25 passageiros e sete tripulantes. Outro navio na região é o Atlantis Enterprise, com dimensões bem parecidas.

Assim como os passeios de veleiro, o live aboard chega aonde a maioria dos turistas, ou no caso, mergulhadores, não vão, por falta de tempo.

“Gosto de parar no parcel do Coronel, uma espécie de ilha submersa, no caminho para Paraty, que fica na rota de muitas espécies”, diz Haja.

 

Serviço

Immerse Expeditions: Marina Verolme, em Angra. Excursões de três dias em Ilha Grande, a partir de R$ 1.950 por pessoa. www.immersexpeditions.com

Elite Dive Center: Vila do Abraão. Batismo a R$ 270 por pessoa. www.elitedivecenter.com.br

Antares Live Aboard: Reservas por meio de agências e escolas de mergulho listadas no site www.antaresparaty.com.br
 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.