Europa

Lucerna: descubra os dias ensolarados na Suíça além das montanhas

Embora o país seja visto como destino de inverno, verão traz uma riquíssima programação artística e cultural

Ter, 18/06/19 - 03h00

Com um território menor que o do Estado do Rio de Janeiro, a Suíça tem uma diversidade cultural e de paisagens que impressiona. No centro da Europa, o país tem quatro idiomas oficiais, cidades com ares cosmopolitas, vilarejos rurais, lagos e rios com água limpíssima, montanhas cobertas de neve e uma quantidade infindável de cenários dignos de cartões-postais. Embora a Suíça seja frequentemente vista como um destino de inverno, com suas centenas de estações de esqui, o verão traz dias ensolarados, um povo que adora curtir a vida ao ar livre e uma riquíssima programação artística e cultural.

A romântica cidade de Lucerna, a apenas 40 minutos de Zurique, sedia os festivais de Páscoa, de Verão e de Piano, dedicados à música clássica, com apresentações das melhores orquestras e maestros do mundo no KKL, a impressionante sala de concertos debruçada sobre o lago, projetada pelo célebre arquiteto Jean Nouvel. Os amantes das artes se surpreendem também com o acervo privado de Angela Rosengart, uma exposição fascinante dedicada aos mestres impressionistas e modernistas, com grande destaque para Pablo Picasso, que foi grande amigo da proprietária do espaço. É comum encontrar a própria sra. Rosengart nas salas da fundação, recebendo os visitantes.

 

Gastronomia

Lucerna reserva ainda uma experiência exclusiva para quem aprecia a arte da gastronomia. O Old Swiss House, um restaurante com 150 anos de história, é famoso pelo seu wiener schnitzel, uma carne de vitela à milanesa, com muita manteiga e um toque de parmesão, preparada na frente dos clientes. É de comer rezando. A carta de vinhos do restaurante é especializada em safras antigas de grandes rótulos franceses, com direito a um exemplar de 1867 do Château Mouton Rothschild.

Os gourmets podem continuar se esbaldando no trajeto de 100 km que separa Lucerna da capital, Berna, onde fica o Vale do Emmental, repleto de fazendas e queijarias que produzem o queijo de mesmo nome, um dos mais famosos da Suíça. Outro queijo que leva o nome de sua origem é o Gruyère, da cidade de Gruyères. A vila parece saída de um conto da Idade Média e está repleta de bons restaurantes de fondue. A cooperativa de produtores da região recebe visitantes para mostrar os processos de fabricação e o que faz do queijo dali tão especial. A visita termina, é claro, com uma degustação.

No centro do país, Berna, além de ser a sede do governo da Suíça, é uma cidade encantadora, construída sobre uma colina cercada pelo rio Aare, que, de tão limpo, atrai bastante gente para um banho refrescante nos dias quentes. A cidade é sede do Centro Paul Klee, dedicado a este que foi um dos maiores artistas do país. São mais de 4.000 obras dele, abrigadas em uma bela construção do italiano Renzo Piano. Para quem quiser explorar parte da obra de Paul Klee, uma exposição com mais de cem trabalhos dele está em cartaz atualmente no Rio de Janeiro e chega no dia 28 de agosto ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Belo Horizonte.


 

Quick tips

Trens

Malas despachadas

A Suíça tem um dos sistemas de ferrovias e transporte público mais desenvolvidos do mundo. Para quem quer o conforto de explorar o país de trem, há a possibilidade de despachar a bagagem pela manhã em uma cidade e só recolhê-la no hotel de destino. Assim é possível parar em outras cidades e fazer passeios pelo caminho, sem o peso das malas para se preocupar.

 

Vinhos

Festa da Colheita

Embora pouco conhecido no exterior, a Suíça produz excelentes vinhos. Em julho e agosto deste ano acontece, na região dos vinhedos de Lavaux, a Fête des Vignerons, uma grande festa folclórica para celebrar a colheita, organizada a cada 20 anos, desde o século XVII.

 

Itacaré

Seguro-chuva

O Txai Resort, em Itacaré (BA), membro do exclusivo selo de hotéis Relais & Châteaux, lançou o seguro-chuva. Para estadias até agosto, se chover por mais de cinco horas em algum dia, o cliente ganha uma diária de cortesia. O hotel ainda tem disponibilidade para o feriado de Corpus Christi e está com promoção de gratuidade para até duas crianças no apartamento dos pais.

 

Zurique

Novo Hotel La Resèrve

Já famoso pelos seus hotéis entre os mais exclusivos de Paris, Saint Tropez e Genebra, agora será a vez dos hotéis La Resèrve chegarem a Zurique, a maior cidade da Suíça. Em setembro será inaugurado o La Resèrve Eden au Lac, com design contemporâneo de Philippe Starck em um edifício neo-barroco, que abrigava um antigo hotel de luxo. Outra novidade do grupo é um hotel no château da vinícola do dono dos hotéis, nos arredores de Bordeaux, na França.

 

Podcasts Relacionados

Comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Leia mais
LEIA MAIS
Acordo
Aéreas
Levantamento
Viaje por Minas
Pernambuco
Dilema em Pernambuco
Grande marco
Arquipélago
Marketing
"Mangaia"