Nova Zelândia

Maravilha a ser descoberta

Great Barrier, próxima à cidade de Auckland, é a primeira ilha do mundo a ser considerada um “Santuário Internacional de Céu Escuro”

Sáb, 12/08/17 - 03h00
Great Barrier: antes que o homem branco chegasse à Nova Zelândia... | Foto: Tourism New Zealand Divulgação

A cidade de Auckland, na Nova Zelândia, Great Barrier tornou-se a primeira ilha a ser considerada um “Santuário Internacional de Céu Escuro” e apenas o terceiro lugar do mundo a conseguir esse status depois dos santuários no Novo México (EUA) e no Chile.

Um Santuário de Céu Escuro é uma região pública ou privada com qualidade excepcional ou diferenciada para observação de estrelas, protegida por seu valor científico, natural, educacional, herança cultural, assim como para o lazer público.

Grande parte da Ilha Great Barrier não tem energia elétrica, o que diminui a poluição luminosa e favorece a vista do céu durante a noite. Mais de 60% do seu território é de propriedade pública administrada pelo Departamento de Conservação.

Atrativos

Sua floresta nativa abriga várias espécies de plantas e aves exclusivas da região, várias trilhas que levam a piscinas naturais de águas termais e o monte de Hirakimata (Monte Hobson), que está a cerca de 627 m acima do nível do mar, de onde pode-se observar a ilha com vistas 360°.

Próxima a Great Barrier está a Reserva de Céu Escuro Aoraki Mackenzie, que recebe visitantes do mundo todo para turismo astronômico, mas diferente de uma reserva ou parque, um santuário encontra-se localizado em áreas mais remotas, com pouca ou nenhuma ameaça à qualidade de seu céu noturno, além de não atender determinados requisitos para ser considerado um parque ou uma reserva.

Saiba Mais

Atividade.  Great Barrier e a Reserva de Céu Escuro Aoraki Mackenzie fazem da Nova Zelândia um dos destinos mais cobiçados pelos astrônomos e turistas, que, além de observar as estrelas, também poderão desfrutar de outras atividades muito praticadas na ilha, como mergulho, pesca, surfe, passeios de caiaque, mountain-bike, trilhas e acampamentos. 

Como chegar. É possível acessar Great Barrier via aérea, com voos saindo de Auckland, Coromandel, Northland, Tauranga e Hamilton, ou por balsa, saindo do centro de Auckland. Há opções de hospedagem desde campings às pousadas de luxo.
 

Montanha de 3.764 m

A montanha Cook, a mais alta da Nova Zelândia e de seus arredores, cobre mais de 1.600 km², e foi designada uma Reserva Internacional de Céu Escuro (Rice), formando a maior zona do tipo no mundo. Localizado na ilha sul, o Rice Aoraki Mackenzie inclui o Parque Nacional da Montanha Cook e a bacia do Mackenzie. Essa é a quarta reserva de céu escuro já reconhecida pela entidade.

Para ver as estrelas

Noites de céu limpo, sem nuvens ou poluição luminosa, são ideais para a observação de estrelas. Geralmente, em locais altos. Entre os melhores locais do mundo para observar estrelas estão, além de Aoraki Mackenzie, o deserto de Atacama (Chile), o Novo México (EUA), o vulcão Mauna Kea (Havaí), o Kruger National Park (África do Sul), a reserva NamibRand (Namíbia) e Tenerife (arquipélago das Canárias).

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.