A minissérie Chernobyl, exibida pela HBO, tem ajudado o turismo na região, onde ocorreu o pior acidente nuclear da história, a crescer.
Segundo a empresa de excursões Chernobyl SoloEast, o número de visitantes interessados em conhecer a usina e a cidade abandonada, aumentou em 30% no mês de maio de 2019, se comparado ao mesmo período do ano passado.
Já a agência Chernobyl Tour apontou um aumento de 40% nas reservas para os meses de junho, julho e agosto, desde que a série estreou, em maio, no canal de TV norte-americano, com excelentes críticas.
A série, limitada em cinco episódios, renovou o interesse em todo o mundo pelo desastre nuclear da Ucrânia em 1986, causado por uma falha no teste de segurança no quarto reator da usina atômica que lançou nuvens de material nuclear sobre boa parte da Europa.
As excursões com guias em inglês custam cerca de US$ 100 por pessoa. Os visitantes embarcam em um ônibus do centro de Kiev e percorrem 120 quilômetros até a cidade-fantasma, onde podem ver os monumentos e os vilarejos desertos, além de almoçar no único restaurante da cidade de Chernobyl.
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