Festival

Ouro Preto

Com a presença de mais de 80 autores, festa literária, de quarta a domingo, espera atrair 30 mil pessoas

Sáb, 31/10/15 - 02h00
Popular. Cortejo do maracatu Lua Nova passando em frente ao museu da Inconfidência | Foto: Bruno Arita/divulgação

Reconhecida internacionalmente como o maior reduto de arquitetura barroca do mundo, Ouro Preto será palco, desta quarta-feira até domingo, de uma das principais festas literárias do país: o Fórum das Letras, que espera atrair, além de autores nacionais e internacionais, um público de cerca de 30 mil pessoas.

Durante o evento, que chega à 11ª edição, a cidade – eleita patrimônio histórico e cultural da humanidade pela Unesco – vai oferecer exposições e diversas manifestações artísticas e folclóricas. Serão cerca de 40 sessões, entre debates, workshops e intervenções artísticas, com a participação de mais de 80 autores de nacionalidades diversas, além de uma homenagem e exposição em memória do escritor alagoano Graciliano Ramos.

Promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e idealizado pela professora Guiomar de Grammont, o evento visa promover o diálogo entre autor e público participante e valorizar a importância de Ouro Preto nos âmbitos turístico e cultural.

Barroco

Então, que tal você aproveitar essa oportunidade para viajar no mundo dos livros e, ainda, apreciar a cultura local e o rico acervo setecentista? A começar pela igreja de São Francisco de Assis, uma das referências do barroco brasileiro e uma das mais celebradas criações de Aleijadinho, com toques do Mestre Ataíde. A construção divide os holofotes ainda com a igreja matriz de Nossa Senhora do Pilar, a mais rica de Minas, com mais de 400 quilos de ouro, entre outros belos templos cristãos.

Em meio às ladeiras de paralelepípedos que recortam toda Ouro Preto (a antiga Vila Rica), estão ainda chafarizes, capelas, museus e um belo casario colonial, que guardam a história dos séculos XVII e XVIII, períodos da pujança das minas (de ouro) e da Inconfidência Mineira.


Como ir

CARRO. Pegar a BR–040, no sentido Rio de Janeiro, e, depois de cerca de 20 km, entrar no trevo para Ouro Preto, seguindo pela BR–356 até a entrada da cidade, distante 100 km da capital mineira.

ÔNIBUS. Pela Pássaro Verde, com vários horários (a partir das 6h até 23h, para ida, e das 6h até 20h, para volta), a passagem custa R$ 29,75, em ônibus convencional. Mais informações: (31) 3073-7575 ou www.passaroverde.com.br.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.