Realidade virtual

Passeios e aventuras que antecipam o prazer de estar no lugar

Destinos turísticos e hotéis, além de algumas operadoras estrangeiras, já utilizam dispositivos para, enfim, melhorar a experiência do cliente

Por Tânia Ramos
Publicado em 04 de março de 2017 | 03:00
 
 
Recurso virtual coloca o visitante praticamente no meio da paisagem de Bonito Thiago Akira Ogura/arquivo pessoal

A realidade virtual já chegou ao turismo, um segmento que, há tempos, usufrui dos benefícios do universo online. Agora, hotéis e destinos estão adotando apresentações em 360°com o uso de óculos 3D a fim de familiarizar operadores e agentes de viagem com seu produto e, principalmente, despertar no consumidor final o desejo de viver (ou reviver) uma experiência in loco em tais cenários.

“Esse recurso pode ser especialmente valioso para destinos que não têm uma atração muito famosa ou um nome muito reconhecido, mas possuem grandes atrações naturais e culturais que podem dar aos viajantes a confiança de que é um destino para se visitar”, observou o vice-presidente de pesquisa da consultoria Phocuswright Douglas Quinby ao portal CNBC, após divulgação de um levantamento, no fim de 2016 que apontou o impacto da realidade virtual no turismo.

A eficiência desse recurso tecnológico no segmento turístico motivou, inclusive, o Hackathon Viagens, realizado durante a 44ª Abav Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial Braztoa, em setembro de 2016, na capital paulista. As duas entidades reuniram 40 especialistas em tecnologia em uma maratona de programação, para desenvolverem projetos e aplicativos voltados para negócios na indústria do turismo.

A equipe vencedora foi a VRiagem, com um projeto que visa oferecer ao viajante a experiência do destino por meio da realidade virtual. O programa, criado por Rogéro Lima, Juliana Manzatho Cicereli, Carlos Eduardo Vecchivieira, Roberto Civille Rodrigues e Daniel Martins, está temporariamente suspenso, uma vez que um dos programadores, Rogério Lima, estendeu sua permanência em Bangcoc, na Tailândia, onde participou de um projeto de realidade aumentada.

Bem-sucedido

Entre os hotéis e destinos estrangeiros, o uso da realidade virtual já é usual. No Brasil, a região de Bonito (MS) saiu na frente no que se refere à adoção desse novo recurso tecnológico para vender seus atrativos naturais. Desde 2014, o destino conta com vídeos 360º que são mostrados em feiras, encontros e congressos do setor. Produzidos pelo publicitário Thiago Akira Ogura, da TecBuzz, eles trazem seus belíssimos atrativos naturais.

Com o sucesso das apresentações de Bonito, surgiu, por iniciativa do Sebrae, o Projeto Brasil Central Turismo, que envolveu Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Assim, Akira produziu conteúdo de realidade virtual para Corumbá, além de Bonito, em Mato Grosso do Sul; Chapada dos Guimarães, Poconé e Nobres, em Mato Grosso; Pirinópolis e Chapada dos Veadeiros, em Goiás; e Brasília, no DF.

Outros destinos que também aderiram à ideia foram as pernambucanas Recife e Olinda, para as quais Akira produziu conteúdo de seus centros históricos. Na sequência, vieram o Espírito Santo, que focou a Rota do Lagarto, no município de Pedra Azul, e Alagoas, com suas praias e Maragogi. Em setembro último, ele começou a gerar conteúdo para o Rio de Janeiro.

As praias de Arraial do Cabo, o restaurante do morro da Urca, no Rio, e o Summerville Beach Resort, em Porto de Galinhas, (PE), também já podem ser vistos em 360°.


“A realidade virtual pode impactar o segmento ajudando os turistas a decidirem para onde vão viajar”, diz Douglas Quinby.


Esportes de aventura ganham simulação ‘real’

Uma das novidades da edição 2016 da Adventure Sports Fair, principal feira do setor de turismo e de esportes de aventura da América Latina, foi a tirolesa virtual do estande de Brotas.
Famoso destino de aventuras do interior paulista, Brotas conseguiu atrair a atenção dos visitantes ao lhes proporcionar uma experiência radical, sem que eles, efetivamente, tivessem que sair do chão.

“Depois de fazer o passeio virtual, os visitantes comentam que gostariam de conhecer a atração em Brotas. E isso é fantástico, pois indica que nossa estratégia de usar a tecnologia para atrair mais turistas está funcionando”, disse, na época (a feira foi de 12 a 16 de outubro), o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Antônio Rabello.


Saiba mais

Capacete. A produtora de vídeos UView360 acaba de lançar um sistema para captação de imagens: um capacete que possui 15 câmeras, a maior inovação em tecnologia portátil do mundo para produção de vídeos em 360°.

Óculos. Em 2016, foi lançado o headset de realidade virtual Oculus Rift. Até o final de 2020, a expectativa é que já existam 37 milhões de dispositivos em uso.

Na África. A operadora de turismo africana, Matoke Tours, já utiliza aplicativo com vídeos 360° em seis experiências em Uganda.